Novo livro da URAP apresentado no Barreiro


Jornal Rostos

Elas estiveram nas prisões do fascismo, o mais recente livro editado pela URAP, foi apresentado no dia 17 de Julho, no jardim dos Franceses, no Barreiro.

Contando com a participação de Rosalina Carmona, Ana Pires e Adelaide Silva, do Conselho Nacional da URAP, a quem coube a apresentação da obra perante, na sessão ouviram-se ainda os testemunhos de grande emoção das antigas presas políticas Conceição Matos e Apolónia Teixeira, que relataram as suas experiências de luta, resistência e maus-tratos sofridos às mãos dos esbirros da polícia política fascista, PIDE/DGS, durante o seu encarceramento na prisão de Caxias.

Esta iniciativa, que contou com a presença de uma centena de pessoas, constituiu um importante momento de reconhecimento público e memória por tudo aquilo que passaram as mulheres e muitos outros milhares de prisioneiros políticos, apenas e tão só por lutarem contra a ditadura fascista e pela Liberdade.

A sessão, organizada pelo núcleo da URAP no Barreiro, terminou com um belo momento musical pela artista barreirense Val Damásio, que enriqueceu e muito agradou a todos os que estiveram no jardim dos Franceses.



Mais artigos de: Nacional

Mina de São Domingos em vigília pela saúde

A população da Mina de São Domingos, Freguesia da Corte do Pinto, concelho de Mértola, vai participar no próximo dia 30, sexta-feira, a partir das 18h30 horas, numa vigília para exigir a reabertura da Extensão do Centro de Saúde. A iniciativa, que decorrerá em frente ao Centro de Saúde da localidade, é organizada pela...

Homenagem a Ruben de Carvalho

Ao Auditório do Museu do Fado, em Lisboa, foi ontem dado o nome de Ruben de Carvalho, em homenagem ao dirigente comunista falecido em 2019. Na cerimónia, intervieram o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa.