- Nº 2485 (2021/07/15)

100 anos do PCP e de Ciência em Portugal assinalados na Festa do Avante!

PCP

A exposição de Ciência na Festa do Avante! deste ano só se poderia relacionar com o centenário do PCP, fazendo dialogar os eventos científicos em Portugal com a vida e luta do Partido ao longo dos últimos 100 anos.


Embora pareça simples, a tarefa revelou-se muito mais complexa e desafiante, testemunhou Augusto Flor, responsável pelo grupo de trabalho da Ciência na Festa do Avante!.

«Não desistimos e evoluímos, estabelecendo que a estrutura da exposição assentará nas habituais três grandes áreas do conhecimento: ciências naturais, com a biologia, geologia, matemática, física, química, geografia; ciências sociais, com a história, antropologia, sociologia, psicologia, economia, direito; e ainda as artes e letras, com a literatura, pintura, escultura, arquitectura, a música, o teatro e o cinema».

«Aqui chegados», prosseguiu, «faltava definir como apresentar a evolução e contributos de todas estas disciplinas ao longo do último século em Portugal e, como sempre se impõe na discussão colectiva, surgiram novas ideias».

Ficou por fim decidido que a atenção vai ser concentrada em quatro aspectos: eventos ou acontecimentos, entidades ou instituições, publicações e personalidades.

Ao longo dos últimos 100 anos foram imensos e diversos os acontecimentos e os eventos científicos. Exige-se, por isso, um grande esforço de selecção. Mais: é necessário aceitar que não é possível elencar tudo nem mesmo “tudo” do que teve maior impacto social e político.

«As entidades e instituições constituídas são tão diversas que abrangem associações, ordens profissionais, universidades, estabelecimentos civis e militares... nunca mais acaba. As publicações e dentro destas as edições, são quase infinitas e a selecção torna-se num autêntico quebra-cabeças. Para onde nos viramos, lá estão elas tão diversas quanto as disciplinas e os momentos de cada década, cada ano... ou cada autor», explica ainda Augusto Flor.

O contributo das personalidades

As personalidades, essas, são também inúmeras. Em cada área ou disciplina existiram e existem homens e mulheres portugueses que deram um contributo notável e valiosíssimo para a ciência e a arte. Tal poderia e deveria ter contribuído para uma sociedade mais justa, livre, solidária e liberta da exploração. Infelizmente, assim não aconteceu e muitas das descobertas da ciência ou feitos das artes continuam ainda a ser privilégio de elites.

Na sua luta, o PCP tomou e toma partido, assumiu e assume posições esclarecidas quanto às políticas praticadas e apresentou sempre alternativas. «No Espaço Ciência da Festa do Avante! iremos demonstrar como isso foi feito ao longo dos tempos», prossegue o responsável.

O Partido tem memória

o futuro tem Partido!

«Ao longo dos 100 anos de vida e luta do PCP, foram reconhecidos muitos destes feitos e muitos dos seus autores. Sendo impossível identificar todos, procuraremos nomear alguns daqueles que, sendo comunistas ou democratas sem partido, contribuíram de forma indelével para a ciência e as artes», revela igualmente o responsável do grupo de trabalho da Ciência na Festa do Avante!.

Referidos serão os que, sobretudo, viram na ciência e nas artes a possibilidade de lutar e ascender à liberdade, através do conhecimento que consciencializa e promove a transformação social, tais como Avelãs Nunes, Bento de Jesus Caraça, Galopim de Carvalho, Gaspar Barreira, José Dias Coelho, José Saramago ou Rómulo de Carvalho.

O visitante da Festa do Avante! que passe pela exposição terá ainda oportunidade de ver e ouvir testemunhos sobre algumas das personalidades destacadas e participar numa observação astronómica com telescópio, comentada por Máximo Ferreira.

Espaço renovado seguro e acessível

Como tem acontecido nos últimos anos, o Espaço Ciência situa-se junto ao lago, com uma vista privilegiada sobre a baía do Seixal, um manto vegetal melhorado, logística de descanso e sanitários.

As actividades decorrerão no exterior e no interior do pavilhão, com 480m2 acessíveis aos visitantes e todas as condições de segurança definidas pela DGS.

«Resta-nos, por isso, dizer desde já : bem-vindos à Festa do Avante! e ao Espaço Ciência, onde o conhecimento de cada um, partilhado com os outros, contribui para que o Homem, um dia, possa ser “um ser integral”, como defendia Bento de Jesus Caraça», conclui Augusto Flor.