Falece Rogério Cação
«A vida de Rogério Cação é uma referência e um exemplo de dedicação às causas mais nobres da intervenção cívica e política, nomeadamente na área social e do movimento cooperativo, tendo assumido até ao final da sua vida as mais altas responsabilidades em inúmeras estruturas locais e nacionais.» É desta forma que o Secretariado da Direcção da Organização Regional de Leiria do PCP sublinha o percurso de vida e luta de Rogério Cação, falecido recentemente.
O seu «notável percurso», acrescenta, iniciado na juventude, fez-se de «entrega e compromisso com os valores da liberdade, da democracia, da justiça e progresso social e da promoção da cultura». Rogério Cação é uma «personalidade que ficará para sempre associada à defesa constante, consequente e coerente dos valores de Abril». Em 2010, foi agraciado com a Comenda da Ordem da Liberdade.
Vereador da Câmara Municipal de Peniche, presidente da Confecoop, «companheiro de muitas lutas do PCP, e um dos mais destacados membros da Coligação Democrática Unitária no Distrito de Leiria», Rogério Cação dedicou toda a sua vida à luta pelo desenvolvimento e pela melhoria das condições de vida do povo do seu concelho, Peniche. Durante mais de 40 anos, destaca ainda o PCP, foi candidato e eleito das listas da FEPU, APU e CDU, tendo sido membro da Assembleia Municipal de Peniche durante vários mandatos, vereador da Câmara Municipal entre 1986 e 1990 e desde 2017 até hoje. Entre 2005 e 2012, foi presidente da Assembleia Municipal.
Para o PCP, a «melhor forma de honrar a memória e a vida de Rogério Cação será a de dar continuidade aos valores e ideais pelos quais lutou toda a sua vida».
Já no dia 9 foi aprovado, por unanimidade, um voto de pesar proposto pelo Grupo Parlamentar do PCP na Assembleia da República.