LUTAR PELAS RESPOSTAS

Afirmar a alternativa patriótica e de esquerda

A situação nacional continua a evidenciar os efeitos dos problemas estruturais que afectam a vida do País, resultantes de décadas de política de direita da responsabilidade do PS, PSD e CDS e em que assume particular peso o défice produtivo em consequência de décadas de destruição e abandono do aparelho produtivo.

É neste contexto que o PCP desenvolve intensa intervenção pela concretização da alternativa patriótica e de esquerda, capaz de responder aos problemas dos trabalhadores, do povo e do País.

Assim, no âmbito do roteiro da produção nacional, uma delegação do PCP encabeçada por Jerónimo de Sousa visitou as oficinas da CP de Guifões (Matosinhos), na qual foi possível verificar e valorizar a reintegração da EMEF na CP, alguma contratação de novos trabalhadores, e o evidente aumento da capacidade de manutenção, recuperação e modernização do material circulante, designadamente o que estava encostado há dezenas de anos e o recentemente adquirido para reutilização.

O reforço destas capacidades, há muito defendidas pelo PCP, tem permitido corresponder a necessidades das populações com o aumento de oferta e a criação de novos serviços em vários itinerários da rede ferroviária nacional. Há, portanto, que criar condições para que as oficinas de Guifões, do Entroncamento e do Barreiro e as instalações da Amadora possam assumir um papel central, a par de outras unidades produtivas, técnicas e científicas nacionais, na possibilidade do País voltar a contar com uma empresa pública dedicada à produção de composições ferroviárias, para o que é necessário, em primeiro lugar, vontade política real.

E foi igualmente pela defesa e valorização do aparelho produtivo nacional que o Secretário-geral do PCP participou anteontem na iniciativa «por um novo Aeroporto no Campo de Tiro de Alcochete ao serviço do país».

É também no quadro desta intervenção ímpar que o PCP dinamiza a iniciativa legislativa avançando propostas concretas para resolver os problemas nacionais. É o caso das propostas para o sector energético e sobre a contratação de mais profissionais para o SNS, mas também sobre habitação, para melhoria de um conjunto de legislação do regime de arrendamento urbano.

No mesmo sentido, o PCP insiste na necessidade de medidas de segurança sanitária que tardam em aparecer na dimensão que se impunha, desde logo para assegurar as condições para acelerar o ritmo de vacinação e responder a todas as necessidades da população. São necessárias medidas que, rompendo com a nossa dependência das multinacionais farmacêuticas e da UEpermitam a diversificação na compra de outras vacinas já reconhecidas pela OMS, para se poder dar um salto maior no objectivo de vacinar toda a gente com a necessária celeridadee, em simultâneo, alargar o rastreio e a testagem.

De facto, não é admissível o recurso ao medo, à limitação das liberdades e ao confinamento, em vez dos tão necessários investimentos no reforço do SNS, para os quais, pela iniciativa do PCP, foram inscritas verbas no Orçamento do Estado de 2020, que urge executar.

Há opções que é preciso fazer: no plano da valorização do trabalho e dos trabalhadores, com o aumento geral dos salários e do SMN, com a revogação das normas gravosas da legislação laboral, com o combate à precariedade e à desregulação dos horários de trabalho e pela sua efectiva redução. Matérias relativamente às quais a vida vem amargamente comprovando a justeza, mas que, como ainda recentemente aconteceu na AR, PS, PSD, CDS, Chega, Iniciativa Liberal impediram de se tornar realidade.

 

Matérias pelas quais se desenvolve a luta dos trabalhadores, nomeadamente a jornada de acção e luta convocada pela CGTP-IN que, com grande dinâmica em torno da acção reivindicativa, terá hoje uma concentração no Largo Camões em Lisboa.

Matérias que estão igualmente presentes na luta dos trabalhadores da PT/Altice contra o anunciado despedimento colectivo e com cujas organizações de trabalhadores uma delegação do PCP, com a participação de Jerónimo de Sousa, realizou mais um encontro, reafirmando que, na sua luta, podem contar com o PCP.

 

As próximas eleições autárquicas constituem uma batalha política de grande importância, cuja preparação prossegue e a que é necessário dedicar particular atenção nesta fase final de constituição e apresentação das candidaturas da CDU.

Igual atenção deve merecer a dinamização da preparação da Festa do Avante! cuja construção, divulgação e venda antecipada da EP entra numa fase crucial, e que requer o máximo esforço para garantir o seu êxito.

 

O PCP expressou a sua solidariedade com Cuba, o Governo e o povo cubanos que, enfrentando uma situação exigente e complexa inseparável da intensificação da acção de ingerência e de agressão do imperialismo, se empenha de forma determinada no combate à epidemia, na defesa da sua soberania e independência e dos seus legítimos direitos, incluindo ao desenvolvimento.

 

O tempo é de contrapor à submissão do Governo PS aos interesses do grande capital e às imposições da UE uma política alternativa que afirme os valores de Abril com o que comportam de direitos, progresso e justiça social, soberania e independência nacionais.