Astrofísico português dá nome a asteroide
O astrofísico português Nuno Peixinho dá nome a um asteroide com pouco mais de 10 quilómetros de diâmetro, anunciou na passada segunda-feira o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, onde é investigador.
O asteroide, anteriormente designado (40210) 1998 SL56, passa agora a chamar-se (40210) Peixinho, por decisão do Grupo de Trabalho para a Nomenclatura de Pequenos Corpos da União Astronómica Internacional. O asteroide Peixinho, esclarece a Lusa, pertence à cintura de asteroides existente entre as órbitas de Marte e Júpiter, e orbita o Sol a uma distância média três vezes superior à que separa o Sol e a Terra, completando uma órbita em cerca de 5,3 anos.
Nuno Peixinho, ligado à Universidade de Coimbra, é membro do PCP, dirigente da Associação de Bolseiros de Investigação Científica/ABIC. Reagindo à atribuição do seu nome ao referido asteroide, afirmou na sua conta pessoal do Facebook: «Ó p'ra mim...!!! Consegui ter um asteroide para sempre mas não consigo deixar de ter contratos precários...»