Conceição Matos homenageada pela Voz do Operário
A resistente anti-fascista e militante do PCP Conceição Matos foi homenageada na sessão solene de comemoração do 138.º aniversário da Voz do Operário. Apesar de 13 de Fevereiro corresponder à data da fundação da instituição, a iniciativa foi adiada, por motivos sanitários, tendo sido realizada no passado domingo, 30 de Maio,
Anualmente, a Voz do Operário, por ocasião do seu aniversário, homenageia uma personalidade de mérito nas áreas da cultura, do desporto ou da política. Este ano, Conceição Matos, em reconhecimento de uma vida inteiramente dedicada às causas dos trabalhadores e do povo português, foi a escolhida.
A destacada militante comunista nasceu em São Pedro do Sul, mas foi, desde cedo, viver com a sua família para o Barreiro. Começou a trabalhar muito nova, logo após terminar a quarta classe, primeiro como costureira e depois como operária em fábricas da região. A partir dos 18 anos, começou a abraçar, com mais afinco, a causa antifascista. Iniciou a sua actividade política no MUD Juvenil e, mais tarde, juntou-se às fileiras do PCP.
A partir de 1963 entregou-se inteiramente às tarefas do Partido. Entre outras funções, foi responsável pela distribuição do Avante!, por escrever materiais de propaganda e pela defesa de casas clandestinas. Foi presa e torturada por diversas ocasiões.