- Nº 2478 (2021/05/27)

Falece jornalista Carlos Santos Pereira

Aconteceu

O jornalista e investigador Carlos Santos Pereira, natural de Lisboa, morreu, no dia 26, aos 70 anos. Ao longo da sua vida colaborou com várias publicações portuguesas, entre as quais a Lusa, a TSF, o Expresso, a RTP, a versão portuguesa do Le Monde Diplomatique e, ultimamente, o Diário de Notícias. Estava também entre os jornalistas fundadores do Público.

Carlos Santos Pereira licenciou-se em História na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e era mestre em História Contemporânea, pela mesma instituição, e em Estratégia, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da mesma universidade.

Especializado em temas como segurança e conflitos, foi o autor de obras como Da Jugoslávia à Jugoslávia – Os Balcãs e a Nova Ordem Europeia, Os Novos Muros da Europa e Guerras da Informação – Militares e Media e Cenários de Crise. Foi ainda co-autor de livros como Portugal e as Operações de Paz, Os Portugueses na ONU, Informações e Segurança e Portugal e a Guerra.

Leccionou ainda na licenciatura de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Tomar e dirigiu a pós-graduação de Média, Segurança e Defesa no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa.