«A Universidade da Beira Interior (UBI) tem potencial para intensificar o seu papel no desenvolvimento da região e contribuir para mitigar e eliminar as assimetrias regionais», considera o PCP. Em nota divulgada quando se assinalam 35 anos da UBI, a Comissão Concelhia da Covilhã destaca ainda as responsabilidades da instituição «não apenas como formadora de futuros profissionais das mais diversas áreas técnicas e científicas, mas também como cidadãos conscientes e activos».
Papel relevante que merece que «se aprofunde e sistematize, de forma prática e directa, a valorização dos estudantes, docentes e funcionários», e que se criem condições para que a UBI contribua para a criação de mais emprego, digno e de qualidade, e para a fixação de jovens.
Nesse sentido, o PCP reclama «mais financiamento e investimento público no Ensino e na investigação técnico-científica, a valorização das carreiras docente, administrativa, técnica, dos investigadores e dos estudantes», e saúda todos os que insistem em construir «uma UBI mais democrática, dinâmica e de qualidade».