- Nº 2472 (2021/04/15)

EUA vão enviar mais tropas para Alemanha

Europa

Aumentam as tensões em virtude da acção da Ucrânia, apoiada pela NATO. Os EUA protagonizam uma nova provocação, enviando barcos de guerra para o Mar Negro, ao largo das costas russas, ao mesmo tempo confirmam o reforço de tropas na Alemanha.

Lusa

Os Estados Unidos da América enviarão mais cerca de 500 militares para a Alemanha. «Este aumento planeado de pessoal dos Estados Unidos enfatiza o nosso compromisso com a Alemanha e toda a aliança da NATO», afirmou na terça-feira, 13, o secretário de Defesa norte-americano, Lloyd Austin, numa conferência de imprensa realizada no início da sua primeira visita à Europa.

Por sua vez, a ministra da Defesa alemã, Annegret Kramp-Karrenbauer, destacou que «os soldados alemães e norte-americanos estão ombro a ombro numa série de operações» e descreveu a cooperação entre os EUA e a Alemanha como «intensa e crescente». O chefe do Pentágono acrescentou que a decisão do envio de mais tropas para a Alemanha «criará mais espaço, mais capacidades cibernéticas e de segurança electrónica na Europa» e melhorará em grande medida a capacidade dos EUA para aumentar o número de tropas em qualquer momento para «resguardar» os seus aliados no seio da NATO.

Neste momento, encontram-se na Alemanha cerca de 35 mil soldados norte-americanos.

Este anúncio do reforço da presença militar norte-americana na Europa ocorre no momento da escalada de tensões promovida pela Ucrânia, apoiada pela NATO, que incluem o reforço de tropas e provocações de Kiev na região de Donbass, no Leste ucraniano, e dos EUA junto das costas russas do Mar Negro, para onde Washington enviou navios de guerra.