A Festa do Avante!, a vida, a luta e uma imensa alegria

Em 2020, a realização da Festa do Avante! foi essencial para derrubar muitos dos mitos que foram sendo construídos a propósito (e a pretexto) da epidemia. Naqueles três dias, mostrou-se que o desalento não é inevitável e que mesmo numa situação sanitária difícil, como aquela que o País atravessava e atravessa, é sempre possível a alegria. Comprovou-se que o exercício de direitos políticos e a fruição da cultura não só não ameaçam a saúde como, inversamente, constituem elementos essenciais de uma vida plena. Deixou-se ainda claro que, com organização, criatividade e determinação, não há obstáculos intransponíveis.

Mas a Festa teve, em 2020, um outro – e decisivo – papel: apoiou artistas e trabalhadores da Cultura (alguns dos quais tiveram ali a sua única actuação do ano), tendo todos eles expressamente reconhecido, em palco e não só, essa importância; além disso, abriu caminho a outras realizações, que paulatinamente foram tendo lugar. Constituiu, pelo exemplo prático, uma magnífica resposta à situação do País, mostrando ser possível e necessário que a vida retome o seu caminho.

A organização reconhecidamente exemplar da edição do ano passado permite encarar com confiança a próxima, já marcada para 3, 4 e 5 de Setembro: num recinto de 30 hectares totalmente ao ar livre, serão cumpridas todas as normas e recomendações de modo a garantir a segurança sanitária.

A 45.ª Festa do Avante! já está em preparação, decorrendo nesta altura os habituais trabalhos de manutenção do terreno e dos equipamentos, envolvendo não só a equipa central da Festa mas também alguns militantes, vários dos quais especializados em determinadas funções. O arranque das jornadas de trabalho está marcado para 26 de Junho.

Programa diversificado

Entretanto, o programa está ainda em construção, mas o que já se conhece permite antever uma grande edição. Em ano de Centenário do PCP, a Festa será fortemente marcada pela afirmação da história, da luta e do projecto da força que a constrói e promove e cujos valores da paz, da fraternidade e da solidariedade tão bem expressa, ano após ano. A exposição do Espaço Central ser-lhe-á dedicada.

No plano musical, e para além do regresso do Concerto de sexta-feira (ver caixa), a programação, tal como em 2020, privilegiará os espectáculos de artistas portugueses (concebidos com a integração de convidados), os estrangeiros radicados em Portugal e os originários dos países africanos de língua portuguesa. Não é possível à Festa do Avante! e ao Partido que a promove manterem-se indiferentes ao momento de especial dificuldade que os artistas, técnicos, programadores, agentes e todos, mas mesmo todos os que contribuem para que um espectáculo se realize, estão a passar.

Ainda na música, foi lançado o Concurso de Bandas da JCP, aberto a músicos e bandas profissionais e amadores, de todas as correntes musicais, que apresentem temas originais. A média etária das bandas e participantes não deve ser superior a 35 anos. Organizado há 24 anos, o concurso já permitiu a centenas de projectos actuarem ao vivo e mostrarem as suas canções, ajudando a revelar nomes que são hoje incontornáveis no panorama musical nacional. As incrições estão abertas até 1 de Junho e as condições podem ser consultadas nos sítios da JCP e da Festa do Avante! na Internet.

Confirmada está também a realização da Bienal de Artes Plásticas, cujo regulamento de participação é já público (https://www.festadoavante.pcp.pt/2021/xxiibienal.pdf).

Teatro e cinema ao ar livre, mostras de gastronomia de todo o País, exposições diversas, debates sobre a actualidade nacional e internacional e variadas acções políticas farão de mais esta edição da Festa do Avante! um evento único no panorama político-cultural do País, a comprovar que, qualquer que seja a situação que se atravesse, não há Festa como esta!.

Música sinfónica de volta

A Festa do Avante! volta a ter este ano um espectáculo de música sinfónica no Palco 25 de Abril, com um programa especial que tem o objetivo de apresentar um percurso sobre a evolução da arte musical, em paralelo com o progresso da luta dos povos pela sua libertação ao longo dos últimos dois séculos.

Depois do interregno do ano passado, forçado por restrições sanitárias relacionadas com a epidemia, estes concertos regressam com uma grande novidade: o público pela primeira vez irá assistir ao concerto em lugares sentados, num acréscimo de conforto e de melhoria das condições de audição, que melhorarão significativamente a experiência dos espectadores.

Num ano em que se juntam os aniversários dos 100 anos do PCP e os 150 anos da Comuna de Paris, a orquestra que se apresentará na noite de sexta-feira, dia da abertura da Festa!, irá interpretar peças que ilustram a verdadeira revolução musical que esta forma de arte teve durante este período.

Por outro lado, serão apresentadas versões inéditas, feitas propositadamente para este espectáculo, de outras peças que tiveram um papel relevante na mobilização popular para vários momentos históricos, em revoluções ou em lutas dos séculos XIX e XX.

Teremos assim, por um lado, exemplos de momentos de criação artística que revolucionaram o mundo da música. Por outro lado, teremos exemplos de peças artísticas que foram intervenientes em momentos revolucionários do mundo.

Os detalhes ficarão reservados para um próximo suplemento do Avante! totalmente dedicado a este concerto sinfónico.

Afirmar a Festa e os seus valores

Está a decorrer em todo o País desde o passado dia 10 e até ao próximo sábado, 17, uma jornada de afirmação da Festa do Avante!, que realça aquela que é uma palavra-chave desta extraordinária realização: alegria. No folheto que sustenta a jornada, afirma-se a Festa como um momento «em que provamos que a alegria, a liberdade, a cultura, o convívio e a luta política por uma sociedade mais justa são vitais para ter uma vida melhor, com paixão».

Para lá da distribuição do folheto, estão a ser pintados murais e afixados cartazes, carros de som estão a percorrer ruas e bairros, na Internet estão a ser difundidas mensagens com as principais características da Festa.