Agricultura Familiar

Na Assembleia-Geral da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), realizada a 28 de Março, manifestou-se preocupação com a «evolução» das negociações da reforma da Política Agrícola Comum (PAC), com o Governo português a querer forçar a sua conclusão durante a Presidência Portuguesa da União Europeia (até finais de Junho), «sem considerar propostas essenciais da Agricultura Familiar», como uma melhor distribuição das ajudas ou a valorização dos sistemas mais sustentáveis.

«A Agricultura Familiar, que representa mais de 90 por cento das explorações do País, ocupa o território, preserva a agro-biodiversidade e contribui de forma significativa para o desenvolvimento das economias locais, tem de ser ouvida», considera a CNA.

No sábado, 17 de Abril, comemora-se o Dia Internacional da Luta Camponesa.



Mais artigos de: Breves Nacional

Superior em luta

As associações de estudantes da ESAD (Caldas da Rainha), da ESTM, da ESTG (Leiria), da FBAUP (Porto), da FLUP, da FCSH, da AAUL (Lisboa) e da ESTA (Abrantes) convocaram para o dia 28 de Abril um protesto, em vários pontos do País, contra o pagamento da propina. No manifesto «É hora de avançar, a propina tem que acabar!»,...

IMI desce em Setúbal

A Câmara de Setúbal aprovou no dia 7 de Abril, em reunião pública, uma taxa de Imposto Municipal de Imóveis para 2021 de 0,43 por cento para os prédios urbanos, o que constitui uma descida pelo segundo ano consecutivo. A deliberação contou com os votos favoráveis da CDU, a abstenção do PS e os votos contra do PSD.

Évora reabre circuitos

No dia 6 de Abril, a Câmara de Évora reabriu os circuitos de manutenção do Complexo Desportivo e do Alto dos Cucos, encerrados devido à epidemia de COVID-19.