Audição da AdAM

No dia 30 de Março, realizou-se na Assembleia da República uma audição à administração da Águas do Alto Minho (AdAM)e aos presidentes de Câmara ( Arcos de Valdevez, Caminha, Paredes de Coura, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira) que integram a empresa.

Os deputados do PCP questionaram os presidentes de Câmara sobre quantas reclamações existiam em cada concelho, que meios foram colocados ao serviço da empresa e de que forma estavam a contar ser ressarcidos. Os autarcas foram ainda confrontados sobre que consequências tiraram do ultimato feito em 17 de Fevereiro quando anunciavam que os problemas tinham que ser resolvidos «até à chegada da próxima factura», que já chegou e continua com erros.

Como salientou entretanto a CDU: «Apesar de, na região, os autarcas reconhecerem que o serviço prestado pela AdAM é pior e se dizerem enganados pela empresa, a verdade é que na AR todos os sete presidentes de Câmara alinharam na defesa do sistema da AdAM, ignorando os problemas causados à população».

«Estas audições confirmam que não há alternativa à reversão do processo e ao regresso da gestão das águas e saneamento à Câmara», lamenta a Coligação PCP-PEV, que promete continuar a defender «esse caminho», não deixando de fazer «a denúncia pública da postura dos sete presidentes de Câmara que estão mais empenhados em defender esta negociata do que as populações e o direito de todos à água pública».



Mais artigos de: Breves Nacional

Hospital de Lorvão concessionado

Ainda em Março, a Direcção do Movimento «+Saúde» esteve reunida com o objectivo de avaliar o trabalho realizado e repensar a actividade futura face à entrega das instituições do Hospital de Lorvão a uma entidade privada para a instalação de um hotel de luxo, ao arrepio da vontade expressa da população e das recomendações...

Recolha de monos em Mora

A Câmara de Mora tem disponível, em todas as freguesias do concelho, um serviço gratuito de recolha de monos, como electrodomésticos e mobiliário, e de materiais verdes resultantes, sobretudo, de podas. Segundo a autarquia, os interessados devem contactar a Divisão de Serviços Urbanos e Ambiente do município para agendar...

Seixal garante o futuro

A Câmara do Seixal concretizou, no dia 30 de Março, a aquisição do edifício dos Serviços Operacionais do município. A nível económico, esta compra representa uma poupança anual média de mais de um milhão e 200 mil euros.

Palácio dos Condes do Vimieiro

A Câmara de Arraiolos vai adquirir o Palácio dos Condes do Vimieiro, do século XVIII, num investimento de 116 mil euros, para depois o recuperar e utilizá-lo na dinamização sociocultural do concelho. Além dos fins culturais, está a ser avaliada, em conversações com outras entidades, a hipótese de aquele espaço servir...

Setúbal recebe prémios

A Câmara de Setúbal foi distinguida com quatro galardões, nas áreas do Ambiente, Desporto, Cultura e Gastronomia, na segunda edição do Prémio Autarquia do Ano, atribuído pelo Lisbon Awards Group.

Vidigueira reabilita

A Praça da República, em Pedrógão do Alentejo, no concelho de Vidigueira, vai ser reabilitada com apoio a fundos comunitários, num investimento superior a 90 mil euros. O projecto vai criar melhores condições de utilização por parte da população.