CDU apresenta-se com um projecto distintivo ao serviço das populações

AUTÁRQUICAS Nas próximas eleições autárquicas, entre 22 de Setembro e 14 de Outubro, a CDU apresenta-secomo a grande força de esquerda no Poder Local, com um projecto distintivo de «Trabalho, Honestidade e Competência».

Trabalho, honestidade e competência

Entretanto, já começaram a ser apresentados os primeiros candidatos da CDU, em diversos concelhos.

Em Moura, André Linhas Roxas é o cabeça de lista à Câmara Municipal (CM). «O rumo de desenvolvimento do nosso concelho tem de ser retomado. Se estes últimos quatro anos serviram para alguma coisa foi para demonstrar, de forma completamente clara e transparente, que a CDU é a única força detentora de um projecto que, de forma sustentada, inclusiva, consequente e profissional, nos permite ter um futuro, com esperança!», refere, em comunicado, a Coligação PCP-PEV.

Com 40 anos, o candidato é licenciado em Geografia e Planeamento Regional pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, exerceu funções de Técnico Superior de Geografia no município de Alcoutim, entre 2003 e 2010, foi chefe de divisão de Planeamento e Administração Urbanística no município de Moura, no período entre 2010 e 2017. Actualmente, é chefe da unidade de Ambiente, Ordenamento e Urbanismo no município de Cuba e vereador sem pelouro, eleito pela CDU, na CM de Moura. Tem um longo historial de envolvimento no associativismo concelhio e é membro da Comissão Concelhia de Moura do PCP.

Vidigueira
Rui Manuel Serrano Raposo
, actual presidente da CM de Vidigueira, volta a encabeçar a lista da CDU. Frequentou o curso de Engenharia do Ambiente no Instituto Politécnico de Beja e foi presidente da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Vidigueira, presidente da Direcção da Associação GAMA, membro da Direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vidigueira, da direcção de Guadiana Sub-Associação Ambiental de Desportos Aquáticos e Subaquáticos de Vidigueira.

Foi eleito na Assembleia de Freguesia de Vidigueira no mandato 2005-2009. Nos mandatos 2009-2013 e 2013-2017 fez parte do Gabinete de Apoio ao executivo da CM de Vidigueira.

É membro da Direcção Regional da Organização de Beja do PCP e do Conselho Executivo da Associação de Municípios para a Gestão da Água Pública. Desde 2017, é presidente da CM de Vidigueira.

A CDU apresentou ainda o seu primeiro candidato à Assembleia Municipal (AM) de Vidigueira: João Carlos da Palma Goes, engenheiro eletrotécnico (e de computadores) de formação. É, actualmente, professor catedrático na Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade NOVA de Lisboa e docente, nesta universidade, desde1988. Desde 1998 é eleito da AM, sendo, actualmente, o seu presidente.

Viana do Castelo
Também a vereadora (desde 2017) Cláudia Marinho, 46 anos, licenciada em Educação Social e Especialista em Educação e Promoção da Saúde, volta a encabeçar a lista da CDU à CM de Viana do Castelo. É educadora social numa IPSS da cidade de Viana do Castelo, com funções de coordenação numa equipa de rua, na área da Redução de Riscos e Minimização de Dados, junto da população consumidora de substâncias psicoactivas.

É membro da Direcção Regional do PCP e da concelhia de Viana do Castelo, do Movimento Democrático de Mulheres, do Movimento Erradicar a Pobreza, da Associação Profissional dos Profissionais da Educação Social e aderente no Conselho Português para a Paz e Cooperação.

Reconquistar Alcochete

Luís Franco e Ana Luísa Lourenço são, respectivamente, os primeiros candidatos da CDU à Câmara e Assembleia Municipal de Alcochete.

O candidato, 48 anos, é advogado e mestre em Direito e Prática Jurídica, na especialidade de Direito Administrativo e Administração Pública, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Foi presidente da CMA de 31 de Outubro de 2005 a 23 de Outubro de 2017; presidente da Mesa da Assembleia Intermunicipal da Associação de Municípios da Região de Setúbal nos mandatos 2005-2009 e 2009-2013; vice-presidente do Conselho Directivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) entre Outubro de 2012 e Novembro de 2013; Conselheiro do Conselho Geral da ANMP (2013-2017); presidente do Conselho Estratégico da Reserva Natural do Estuário do Tejo (2013-2017); conselheiro do Conselho Consultivo do Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa (2013-2017).

Com 41 anos, Ana Luísa Lourenço é licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. É membro da AM de Alcochete, do Conselho Consultivo da CCDR LVT para a Revisão do PDM de Alcochete e da Comissão Permanente do Ordenamento do Território, Urbanismo e Actividades Económicas de Alcochete. Integra a Comissão Concelhia de Alcochete do PCP e é vice-presidente do Vulcanense Futebol Clube.