Maria Teresa Horta vence prémio literário
O livro «Estranhezas» da escritora portuguesa Maria Teresa Horta venceu o Prémio Literário «Casino da Póvoa – Correntes d’Escritas». O festival que atribui anualmente o galardão e que reúne escritores de expressão ibérica, realizou-se na Póvoa de Varzim, no dia 26 de Fevereiro, num formato totalmente online.
Na edição de 2021 participaram 154 convidados, dos quais mais de 100 serão autores, e realizaram-se várias homenagens ao falecido escritor chileno, Luís Sepúlveda.
«Estranhezas», de Maria Teresa Horta, com 83 anos e nascida em Lisboa, mereceu a distinção do júri do concurso por se tratar de «uma exaltação da paixão, da beleza, do real concreto e efémero eternizado pela deslocação da esfera do tempo para espaços da escrita».
Em 2011, recebeu o Prémio D. Dinis da Fundação Casa de Mateus com a obra «As Luzes de Leonor», obra que também foi distinguida com o Prémio Máxima de Literatura, no exacto mesmo ano.
Já em 2014, foi-lhe atribuído o Prémio Consagração de Carreira da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) e, em 2017, o seu livro «Anunciações recebe o Prémio Autores SPA/Melhor Livro de Poesia.
Em 2004 é feita Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique e no ano passado recebeu a Medalha de Mérito Cultura.
A escritora e jornalista de destacada consciência social, nasceu em Maio de 1937, em Lisboa, onde, eventualmente, frequentou a Faculdade de Letras. Autora de uma vasta obra de poesia e ficção, que já conta com cerca de 40 livros editados ao longo da sua carreira que começou em 1960.