Maria Teresa Horta vence prémio literário

O livro «Es­tra­nhezas» da es­cri­tora por­tu­guesa Maria Te­resa Horta venceu o Prémio Li­te­rário «Ca­sino da Póvoa – Cor­rentes d’Es­critas». O fes­tival que atribui anu­al­mente o ga­lardão e que reúne es­cri­tores de ex­pressão ibé­rica, re­a­lizou-se na Póvoa de Varzim, no dia 26 de Fe­ve­reiro, num for­mato to­tal­mente on­line.

Na edição de 2021 par­ti­ci­param 154 con­vi­dados, dos quais mais de 100 serão au­tores, e re­a­li­zaram-se vá­rias ho­me­na­gens ao fa­le­cido es­critor chi­leno, Luís Se­púl­veda.

«Es­tra­nhezas», de Maria Te­resa Horta, com 83 anos e nas­cida em Lisboa, me­receu a dis­tinção do júri do con­curso por se tratar de «uma exal­tação da paixão, da be­leza, do real con­creto e efé­mero eter­ni­zado pela des­lo­cação da es­fera do tempo para es­paços da es­crita».

Em 2011, re­cebeu o Prémio D. Dinis da Fun­dação Casa de Ma­teus com a obra «As Luzes de Le­onor», obra que também foi dis­tin­guida com o Prémio Má­xima de Li­te­ra­tura, no exacto mesmo ano.

Já em 2014, foi-lhe atri­buído o Prémio Con­sa­gração de Car­reira da So­ci­e­dade Por­tu­guesa de Au­tores (SPA) e, em 2017, o seu livro «Anun­ci­a­ções re­cebe o Prémio Au­tores SPA/​Me­lhor Livro de Po­esia.

Em 2004 é feita Grande-Ofi­cial da Ordem do In­fante D. Hen­rique e no ano pas­sado re­cebeu a Me­dalha de Mé­rito Cul­tura.

A es­cri­tora e jor­na­lista de des­ta­cada cons­ci­ência so­cial, nasceu em Maio de 1937, em Lisboa, onde, even­tu­al­mente, fre­quentou a Fa­cul­dade de Le­tras. Au­tora de uma vasta obra de po­esia e ficção, que já conta com cerca de 40 li­vros edi­tados ao longo da sua car­reira que co­meçou em 1960.



Mais artigos de: Aconteceu

Moita assinala dia da mulher

O ciclo de conversas online «Vozes ao alto» – Conversas no Feminino, promovido pela Câmara Municipal da Moita no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher, arrancou no dia 1 deste mês. Uma bailarina, uma assistente operacional, uma professora de dança, uma estudante do Ensino Superior, uma bombeira e uma...

Setúbal celebra dia mundial do Teatro

Cerca de duas dezenas de eventos marcam a programação da Câmara Municipal de Setúbal que, durante o mês de Março, assinala o Dia Mundial do Teatro. Das várias apresentações teatrais, formações, residências artísticas e sessões de cinema, entre outras acções onde também estão previstas actividades para os mais novos,...

Filmes portugueses em festival espanhol

Os filmes «Elo», de Alexandra Ramires, e «Suspensão», de Luís Soares, estão na selecção oficial de curtas-metragens da programação do Animac – Festival Internacional de Cinema e Animação da Catalunha. Já a realizadora portuguesa, Regina Pessoa, aparece em terceiro lugar na lista dos 25 melhores realizadores de cinema de...

Nova descoberta em Pompeia

A área arqueológica de Pompeia continua a surpreender. Desta vez, as escavações na zona da cidade enterrada em 79 d.C. pela erupção do vulcão Vesúvio, revelaram uma grande carruagem cerimonial de quatro rodas, com elementos de ferro, decorações de bronze e estanho, restos de madeira mineralizada e vestígios de elementos...