Frases

Agora é o mo­mento de usar todas as fer­ra­mentas para au­mentar a pro­dução [de va­cinas contra a COVID-19], in­cluindo li­cen­ci­a­mento, trans­fe­rência de tec­no­logia e isen­ções de pro­pri­e­dade in­te­lec­tual. Se não é agora, quando?”

(Te­dros Adhanom Ghe­breyesus,

Diário de No­tí­cias, 26.2.21)

 

Nos EUA, a taxa de de­sem­prego subiu 2,9% mais para as mu­lheres do que para os ho­mens (na re­cessão de 2009, a di­fe­rença entre taxas de de­sem­prego tinha sido 1,9% no sen­tido oposto).”

(Ri­cardo Reis, Ex­presso, 26.2.21)

 

Os es­tudos sobre a li­te­racia da po­pu­lação re­sul­taram da cons­ta­tação, em países de­sen­vol­vidos (EUA à ca­beça), so­bre­tudo a partir dos anos 1980, de que muitos adultos, apesar de terem vá­rios anos de es­co­la­ri­zação, não do­mi­navam a es­crita, a lei­tura e o cál­culo e apre­sen­tavam sé­rias di­fi­cul­dades em uti­lizar in­for­mação es­crita.”

(Mar­ga­rita Cor­reia, Diário de No­tí­cias, 1.3.21)

 

Con­ti­nuar a po­lí­tica de hos­ti­li­dade [face à China] de­sen­ca­deada por Trump, mesmo com outra rou­pagem, não pa­rece uma boa so­lução. De­signar a China de ‘ad­ver­sário es­tra­té­gico’, como avançou Joe Biden, adi­anta pouco.”

(João Abel de Freitas,

O Jornal Eco­nó­mico, 1.3.21)

 

Bem sei que, fe­liz­mente, a maior parte dos por­tu­gueses de hoje não viveu o fas­cismo. Mas es­pero que, pelo menos, te­nham a de­cência de re­co­nhecer aos co­mu­nistas esta co­ragem, e de agra­decer o papel que de­sem­pe­nharam para que vi­vamos em de­mo­cracia.“

(Rui Sá, Jornal de No­tí­cias, 1.3.21)

 

Se houve par­tido que me­lhor as­se­gurou con­di­ções para que em Por­tugal se re­sis­tisse à di­ta­dura foi o PCP. Ou­tras or­ga­ni­za­ções e atores po­lí­ticos fi­zeram-no so­bre­tudo em con­ju­turas es­pe­cí­ficas (...). Os co­mu­nistas, esses, as­se­gu­raram a con­ti­nui­dade da re­sis­tência desde, pelo menos, a Guerra Civil de Es­panha.”

(Ma­nuel Loff, Pú­bico, 2.3.21)