Frases
“Agora é o momento de usar todas as ferramentas para aumentar a produção [de vacinas contra a COVID-19], incluindo licenciamento, transferência de tecnologia e isenções de propriedade intelectual. Se não é agora, quando?”
(Tedros Adhanom Ghebreyesus,
Diário de Notícias, 26.2.21)
“Nos EUA, a taxa de desemprego subiu 2,9% mais para as mulheres do que para os homens (na recessão de 2009, a diferença entre taxas de desemprego tinha sido 1,9% no sentido oposto).”
(Ricardo Reis, Expresso, 26.2.21)
“Os estudos sobre a literacia da população resultaram da constatação, em países desenvolvidos (EUA à cabeça), sobretudo a partir dos anos 1980, de que muitos adultos, apesar de terem vários anos de escolarização, não dominavam a escrita, a leitura e o cálculo e apresentavam sérias dificuldades em utilizar informação escrita.”
(Margarita Correia, Diário de Notícias, 1.3.21)
“Continuar a política de hostilidade [face à China] desencadeada por Trump, mesmo com outra roupagem, não parece uma boa solução. Designar a China de ‘adversário estratégico’, como avançou Joe Biden, adianta pouco.”
(João Abel de Freitas,
O Jornal Económico, 1.3.21)
“Bem sei que, felizmente, a maior parte dos portugueses de hoje não viveu o fascismo. Mas espero que, pelo menos, tenham a decência de reconhecer aos comunistas esta coragem, e de agradecer o papel que desempenharam para que vivamos em democracia.“
(Rui Sá, Jornal de Notícias, 1.3.21)
“Se houve partido que melhor assegurou condições para que em Portugal se resistisse à ditadura foi o PCP. Outras organizações e atores políticos fizeram-no sobretudo em conjuturas específicas (...). Os comunistas, esses, asseguraram a continuidade da resistência desde, pelo menos, a Guerra Civil de Espanha.”
(Manuel Loff, Púbico, 2.3.21)