Enorme agravamento no custo das tarifas da água
CDU lança campanha em defesa da água pública

AMBIENTE «Erros, desculpas, tarifas, mentiras. Basta» é o lema da campanha que a CDU está a promover para reverter a criação da empresa Águas do Alto Minho e devolver a gestão das redes de água e saneamento aos municípios da região.

«Além das redes sociais, haverá documentos para distribuir à população, cartazes, faixas, para ajudar à mobilização das pessoas», informou Filipe Vintém, responsável da Organização Regional de Viana do Castelo do PCP, em conferência de imprensa realizada anteontem, dia 16.

«Passado um ano, consideramos que se provaram todos os nossos piores receios quando denunciámos o que iria acontecer, desde as tarifas à forma como são tratados os consumidores», salientou o dirigente, referindo-se ao enorme agravamento no custo das tarifas da água, ao acréscimo de erros de facturação e à falta de respostas à reclamação dos utentes.

A Águas do Alto Minho é detida em 51 por cento pela Águas de Portugal (AdP) e em 49 por cento pelos municípios de Arcos de Valdevez (PSD), Caminha (PS), Paredes de Coura (PS), Ponte de Lima (CDS-PP), Valença (PSD), Viana do Castelo (PS) e Vila Nova de Cerveira (movimento independente PenCe - Pensar Cerveira), que compõem a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho. Três concelhos do distrito – Ponte da Barca (PSD), Monção (PSD) e Melgaço (PS) – reprovaram a constituição daquela parceria.

No seguimento das dificuldades sentidas pelos munícipes, em aferir o valor referente às suas tarifas de água e saneamento, a CDU disponibiliza um simulador (www.simuladam.pt) onde os consumidores poderão conferir se a sua factura está correcta. «Será mais um elemento para ajudar as pessoas a perceber a forma como é facturado o consumo de água», esclareceu Filipe Vintém.

A iniciativa contou ainda com a participação de Romão Araújo, eleito na Assembleia Municipal de Arcos de Valdevez, e Cláudia Marinho, vereadora na Câmara Municipal de Viana do Castelo, ambos da CDU.

 



 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: