PROJECTO O livro 100 Anos de Luta ao Serviço do Povo e da Pátria, pela Democracia e o Socialismo é apresentado hoje às 18 horas numa sessão pública em Lisboa, com transmissão em directo nas plataformas online do PCP. Jerónimo de Sousa participa.
Temos abordado nestas páginas, ao longo das últimas semanas, vários aspectos relacionados com o livro, cujo lançamento é um verdadeiro acontecimento editorial: a estrutura da obra, constituída por 15 capítulos cronológicos, 22 capítulos temáticos e um capítulo final de síntese, onde se procura descrever, relacionar e analisar momentos, documentos e acontecimentos da vida do PCP de modo a contribuir para o conhecimento, compreensão e divulgação de elementos significativos da sua formação, organização e intervenção ao longo de 100 anos; as mais de 900 imagens que o compõem, de documentos e cartazes a fotografias da luta, da resistência e da confiança no futuro; o cuidado da edição, com 304 páginas a cores em papel couché mate de 170 gramas, de capa dura, num formato tipo álbum, de 24x28,5cm.
Contudo, tudo isto dirá muito pouco sobre o livro, cujo verdadeiro valor estará na sua leitura e difusão. Tem, por isso, ainda maior significado e mérito esta edição. Porque surge numa altura em que, para fazer face à epidemia, em vez de medidas de segurança sanitária se continua a insistir em medidas restritivas, em limitações à circulação e ao acesso generalizado às actividades culturais, entre outras. Em que editoras, livrarias e tipografias, perante tais medidas, são novamente forçadas a adiar planos. Em que os próprios leitores são afastados dos livros, dos autores, dos livreiros, dos seus companheiros de viagens.
É neste contexto que se lança agora o livro 100 Anos de Luta, comprovando a tese de que para dar força a este centenário é fundamental envolver nas suas comemorações os trabalhadores e o povo, os democratas e patriotas. Uma tiragem de 7500 exemplares, para um livro com estas características, com uma distribuição por todos os pontos do País, e com um preço de venda ao público que é, também ele, uma afirmação política, é tanto uma manifestação de confiança no futuro como um estímulo para dar força a uma luta que não se encontra confinada.
O livro está feito. É uma obra de grande beleza e qualidade. São os leitores quem tem a tarefa primordial de lhe dar sentido. Estão reunidas as condições para fazer desta obra um importante marco da história centenária deste Partido. Livro de uma história de 100 anos a projectar futuro.