- Nº 2462 (2021/02/4)

Câmara do Seixal investe na mobilidade do concelho

Nacional

AUTARQUIAS A Câmara Municipal do Seixal (CMS) aprovou a abertura do concurso público para a execução da obra de prolongamento da via alternativa à Estrada Nacional 10 entre Corroios e a Quinta da princesa, em Amora.

A intervenção – para permitir um descongestionamento do trânsito na entrada de Corroios – irá abranger uma extensão de 1,94 quilómetros, sendo complementada com a criação de uma rotunda no final do troço, na Quinta da princesa, para ligação à rede viária existente.

O preço base desta empreitada é de quatro milhões e 600 mil euros, com um prazo de execução de 24 meses a partir da data da sua consignação. Apesar desta obra ser da responsabilidade do Governo, a CMS vai avançar com a execução deste troço, descongestionando uma das principais entradas no concelho.

Apoiar os bombeiros

Na reunião de 27 de Janeiro, foi também aprovada a celebração de protocolos com duas associações de bombeiros do concelho: um no valor de 750 mil euros para a Associação Humanitária de Bombeiros Mistos do Concelho do Seixal e outro de 200 mil euros para a Associação Humanitária de Bombeiros Mistos de Amora, de forma a que possam responder ao subfinanciamento e à ausência de apoios governamentais e tendo em conta o extraordinário apoio dado pelos bombeiros no combate à pandemia. A autarquia atribuiu ainda um apoio financeiro de 20 mil euros à Cruz Vermelha – Delegação da Foz do Tejo.

«Os bombeiros têm sido negligenciados pelo Governo. Há atrasos no pagamento das despesas de socorro, a realização de testes aos bombeiros foi muito demorada e, mais recentemente, estes não foram incluídos na primeira fase do Plano de Vacinação contra a COVID-19. Há que apoiar os bombeiros que desde a primeira hora têm estado na linha da frente, pelo que a CMS avança com quase um milhão de euros para poderem ter melhores condições de socorro à população», adianta o município.

Dinamizar o desporto

Foi ainda aprovada a assinatura de contratos-programa de desenvolvimento desportivo com o Clube de Canoagem de Amora e a Associação Naval Amorense, com uma comparticipação de 100 mil euros para cada uma destas associações, visando a construção de um edifício de apoio a atletas, praticantes, funcionamento das actividades náuticas e hangar de embarcação, integrando a área global do Centro Náutico de Amora e um passadiço pedonal de acesso.