Site dedicado à obra de «Guernica» reforçado

O museu Reina Sofia, em Madrid, reforçou o site dedicado à obra de «Guernica», de Pablo Picasso, com mais de 200 documentos, entrevistas inéditas e duas novas secções. Em comunicado divulgado no dia 21 de Janeiro, o museu recorda que lançou «há três anos “Repensar Guernica, História e Conflito no século XX”, um projecto sob a forma de website, com o objectivo de estudar o quadro de Pablo Picasso através de diferentes abordagens, metodologias e ferramentas».

Além dos novos elementos e funcionalidades do site, o museu Reina Sofia vai editar a publicação «Los Viajes de Guernica», que «partiu do estudo de materiais recolhidos, com a ajuda de vários especialistas e investigadores, para delinear uma extensa constelação de relações, cronologias e estudos de caso em torno daquela pintura».

Desde de que foi criado, o projeto «Repensar Guernica, História e Conflito no século XX» teve mais de 1,5 milhões de visitas únicas e recebeu numerosas distinções internacionais, incluindo dos prestigiosos Prémios Webby, da Academia Internacional de Artes e Ciências Digitais (IADAS, sigla em inglês).

«Guernica» é a obra mais emblemática da carreira de Pablo Picasso e talvez também da arte do século XX.

A pintura a óleo sobre tela, de 3,493 metros de altura e 7,766 metros de largura, mostra os horrores do bombardeamento da cidade basca de Guernica, por aviões alemães do regime nazi, apoiando o ditador Francisco Franco, em 26 de Abril de 1937, durante a Guerra Civil de Espanha (1936-1939), naquele que foi visto como um teste dos ataques aéreos da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Em Abril de 2017, o museu Reina Sofia inaugurou a exposição «Piedade e terror em Picasso: o caminho até Guernica», que celebrava o 80.º aniversário da criação do quadro, «Guernica», e os 25 anos da chegada da obra ao museu.



Mais artigos de: Aconteceu

Campo de Concentração do Tarrafal

As obras de reabilitação do antigo Campo de Concentração do Tarrafal, na ilha cabo-verdiana de Santiago, actual Museu da Resistência, foram inauguradas no sábado, 23 de Janeiro. Este espaço foi classificado pelo governo de Cabo Verde como Património Cultural Nacional em 2016 e integra actualmente a lista indicativa de...

Faleceu militar de Abril Abrantes Serra

Morreu, no dia 20 de Janeiro, com 82 anos, o comandante Abrantes Serra, que dirigiu a força de fuzileiros que ocupou o forte de Caxias para libertar os presos políticos em 25 de Abril de 1974, em conjunto com outra força de paraquedistas, comandada pelo capitão Mário Pinto. «Pessoa com uma personalidade muito discreta e...

Sporting conquista Taça da Liga

O Sporting conquistou no sábado, 23, pela terceira vez, a Taça da Liga em futebol, ao vencer o Sporting de Braga por 1-0, na final da 14.ª edição da prova, em Leiria. Num terreno muito complicado, devido ao mau tempo, o lateral direito espanhol Pedro Porro marcou aos 41 minutos.

Petição exige nova versão portuguesa de «Soul»

A petição para uma nova versão portuguesa do filme «Soul – Uma história com alma», pedindo a inclusão de vozes negras na dobragem encerrou no dia 19 de Janeiro, com mais de 17 500 assinaturas, e já foi entregue à Disney. Junto com as assinaturas, foi entregue uma missiva que sublinha a razão por que é exigida uma nova...