Espólio documental do gravador David de Almeida

O es­pólio do­cu­mental do ar­tista David de Al­meida (1945-2014), com­posto por ma­nus­critos, fo­to­gra­fias e ne­ga­tivos de obras e ma­quetas de tra­ba­lhos de arte pú­blica, diá­rios com de­se­nhos e co­la­gens, foi en­tregue à Bi­bli­o­teca de Arte da Fun­danção -Ca­louste Gul­ben­kian, em Lisboa.

Esta do­ação foi feita pelas fi­lhas de David de Al­meida e surge na sequência de uma outra, no ano pas­sado, de peças de arte do ar­tista do­adas para o acervo da Co­lecção Mo­derna do Museu Ca­louste Gul­ben­kian, in­formou a fun­dação em co­mu­ni­cado di­vul­gado dia 30 de De­zembro.

Nas­cido em São Pedro do Sul, David de Al­meida é con­si­de­rado um dos mais pro­e­mi­nentes gra­va­dores con­tem­po­râ­neos por­tu­gueses, tendo de­sen­vol­vido também ao longo da sua ac­ti­vi­dade ar­tís­tica tra­ba­lhos na pin­tura e es­cul­tura.

Ini­ci­ando-se nos pro­cessos tra­di­ci­o­nais da gra­vura, o ar­tista veio a criar, na dé­cada de 1989, o seu pró­prio mé­todo de gravar, uti­li­zando a pasta de pedra e a ar­gila ex­pan­dida. Pre­miado na­ci­onal e in­ter­na­ci­o­nal­mente, tem obras suas em es­paços pú­blicos em Por­tugal, no Brasil (São Paulo), Macau, Es­panha, e em Cabo Ver­dade, que têm como ma­te­rial base a pedra.

O es­pólio per­mi­tirá «não só uma me­lhor com­pre­ensão da prá­tica ar­tís­tica de David Al­meida, con­tex­tu­a­li­zando-a, como também a in­ves­ti­gação de as­pectos da arte mo­derna e con­tem­po­rânea em Por­tugal», in­forma a Fun­dação Ca­louste Gul­ben­kian.



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