A mandatária nacional Heloísa Apolónia está a levar a cabo um programa próprio de afirmação daqueles que são os eixos centrais da candidatura de João Ferreira a Presidente da República.
No dia 5, passou por Viana do Castelo, onde contactou com a população e os comerciantes locais eparticipou numa sessão pública, juntamente com o seu homólogo distrital, Rui Viana. Contactou ainda com os trabalhadores da Coindu, em Arcos de Valdevez, e com a população de Caminha.
Na véspera, em Vila Nova de Famalicão, Heloísa Apolónia, interveio numa sessão pública, onde estiveram também os mandatários distrital de Braga Alexandre Leite e o concelhio, João Malheiro, e contactou com os trabalhadores da Tesco, fábrica de componentes para automóveis.
Várias das iniciativas em que a mandatária nacional participou relacionam-se com questões ambientais, ou não fosse Heloísa Apolónia dirigente do Partido Ecologista «Os Verdes» e João Ferreira assumido na declaração de candidatura a defesa do ambiente e a conservação e preservação da natureza.
No dia 6, Heloísa Apolónia visitou o Parque das Serras do Porto, no concelho de Valongo, onde ficou a par dos problemas provocados pela poluição do Rio Ferreira, associada às descargas das ETAR, e pela proliferação de eucaliptos numa vasta área florestal. Ali, esteve reunida com representantes da Associação do Parque das Serras do Porto. A Reserva Ornitológica do Mindelo, em Vila do Conde, suscitou igualmente a atenção da mandatária, que conversou com o núcleo de Mindelo da FAPAS – Associação Portuguesa para a Conservação da Biodiversidade.