Ocupação por Israel de territórios da Palestina em exposição
Está patente ao público até 9 de Janeiro de 2021, no Arquivo Municipal de Lisboa, numa parceria desta entidade com o colectivo (un)common ground, uma exposição fotográfica sobre a ocupação de Israel de território da Palestina, sob curadoria de Ariella Aïsha Azoulay.
No total são 700 imagens, de mais de 80 fotógrafos, incluindo de renome internacional, que constituem um registo das formas de poder e controlo usadas pelas forças ocupantes para procurar subjugar a população, como a demolição de casas, formas de detenção, checkpoints, as intifadas de 1987-93 e de 2000-5 e a violência sobre os palestinianos.
As fotografias não se limitam a ilustrar situações e eventos, propondo sim ao visitante um olhar diferente em que as pessoas fotografadas são vistas não apenas como sujeitos ocupados mas como actores que resistem à ocupação e reivindicam os seus direitos.
Inaugurada em Televive, a exposição já esteve em cidades como Joanesburgo, Genebra, Poznan, Barcelona, Amesterdão, integrando a colecção do Centre Pompidou, em Paris.