PCP saúda centenário do PCF

Por ocasião do 100.º aniversário do Partido Comunista Francês, o PCP transmitiu as suas felicitações e saudações ao PCF, e por seu intermédio, a todos os comunistas franceses.

O Congresso de Tours, realizado de 25 a 30 de Dezembro de 1920, em que – derrotando a corrente oportunista do antigo Partido Socialista – o PCF foi fundado, constitui um marco histórico, não apenas para os comunistas e para o movimento operário francês, mas também para o movimento operário e comunista internacional, onde o PCF se tornou uma prestigiada força revolucionária.

Na sua saudação e tendo presente o período de luta contra a ditadura fascista em Portugal, o PCP valoriza a solidariedade que recebeu dos seus camaradas franceses, recordando que uma das primeiras delegações internacionais que acolheu na Revolução de Abril, foi uma delegação do PCF conduzida pelo seu secretário-geral.

O PCP recorda ainda o «papel dirigente do PCF nas grandes lutas travadas pela classe operária e pelos trabalhadores franceses e, muito particularmente – quando comemoramos o 75.º aniversário da Vitória, para a qual o povo soviético deu a mais decisiva contribuição –, o heróico papel desempenhado pelos comunistas franceses na Resistência contra o fascismo e a ocupação nazi, que valeu ao PCF o título de o Partido dos Fuzilados».

 



Mais artigos de: Europa

União Europeia é sinónimo de desigualdades e assimetrias

DECLARAÇÃO Sandra Pereira, deputada do PCP no Parlamento Europeu, fez no dia 11 uma declaração sobre o Conselho Europeu realizado nesse dia e na véspera, em Bruxelas, que confirmou a tendência para aprofundar assimetrias e desigualdades.