Caretos festejam um ano de Património da Humanidade
Os Caretos de Podence festejaram no último sábado, o primeiro aniversário da elevação a Património Imaterial da Humanidade da Organização das Nações Unidas para a Ciência, Educação e Cultura (UNESCO).
A aldeia de Podence, em Bragança, Trás-os-Montes, é considerada o berço do Entrudo Chocalheiro que é apontado como o mais genuíno carnaval português.
A decisão da UNESCO foi tomada a 12 de Dezembro de 2019, em Bogotá, na Colômbia. Desde essa data, as ruas da pequena aldeia de Podence, onde vivem apenas cerca de 200 habitantes, já estão preenchidas com alguns morais alusivos aos caretos e ao Entrudo, pintados por artistas locais.
No dia em que se celebrou a efeméride, também uma placa, que possui 12 máscaras diferentes, foi descerrada. Estas inovações que pretendem acrescentar à aldeia motivos para visitar o berço dos Caretos e do Entrudo Chocalheiro durante todo o ano têm sido dinamizadas pela Associação dos Caretos de Podence.
A Associação prometeu que a tradição do Entrudo será mantida em 2021 e que entre 13 e 16 de Fevereiro os Caretos sairão à rua, como sempre o fizeram, mesmo que, devido à pandemia, se tenha de pensar em formas alternativas.