Caretos festejam um ano de Património da Humanidade

Os Caretos de Podence festejaram no último sábado, o primeiro aniversário da elevação a Património Imaterial da Humanidade da Organização das Nações Unidas para a Ciência, Educação e Cultura (UNESCO).

A aldeia de Podence, em Bragança, Trás-os-Montes, é considerada o berço do Entrudo Chocalheiro que é apontado como o mais genuíno carnaval português.

A decisão da UNESCO foi tomada a 12 de Dezembro de 2019, em Bogotá, na Colômbia. Desde essa data, as ruas da pequena aldeia de Podence, onde vivem apenas cerca de 200 habitantes, já estão preenchidas com alguns morais alusivos aos caretos e ao Entrudo, pintados por artistas locais.

No dia em que se celebrou a efeméride, também uma placa, que possui 12 máscaras diferentes, foi descerrada. Estas inovações que pretendem acrescentar à aldeia motivos para visitar o berço dos Caretos e do Entrudo Chocalheiro durante todo o ano têm sido dinamizadas pela Associação dos Caretos de Podence.

A Associação prometeu que a tradição do Entrudo será mantida em 2021 e que entre 13 e 16 de Fevereiro os Caretos sairão à rua, como sempre o fizeram, mesmo que, devido à pandemia, se tenha de pensar em formas alternativas.



Mais artigos de: Aconteceu

Realizou-se a 44.ª edição da Feira do Livro de Faro

A 44.ª edição da Feira do Livro de Faro, que começou no dia 10 e acabou no dia 13, contou com uma programação que deu destaque aos espaços locais. A feira propriamente dita teve lugar na Rua de Santo António, enquanto que o resto das iniciativas, como as sessões com os escritores convidados, dividiram-se entre o Club Farense e o Ginásio Clube de Faro. No espaço da feira esteve em exposição permanente a instalação O Morcego Bibliotecário, de Paulo Galindro, e o espectáculo Os Poetas não Morrem, de Fernando Cabral. Os quatro dias de feira ainda contaram com Diz-me António, um espectáculo de dança contemporânea, Poesia 21, um espectáculo literário, uma Hora do Conto e a performance Fui à Cabine e Roubei um Livro.

Morreu o compositor Harold Budd

O compositor norte-americano Harold Budd faleceu no dia 10, aos 84 anos, vítima de complicações provocadas pela COVID-19. O músico era considerado um dos nomes maiores da chamada música ambiente no século XX. O compositor nasceu em Los Angeles, no estado da Califórnia, em 1936. Foi aos 21 anos que decidiu inscrever-se...

Produtor português distinguido a nível europeu

O produtor português Luís Urbano foi distinguido, no dia 10, na categoria de co-produção dos Prémios Europeus de Cinema, atribuído pelo fundo europeu Eurimages e pela Academia de Europeia de Cinema. O reconhecimento foi atribuído ao português pelo seu trabalho e grande compromisso no acolhimento e cooperação com outros...

Sara Barros Leitão distinguida no Teatro D. Maria

A actriz Sara Barros Leitão venceu a primeira edição do Prémio Revelação Ageas Teatro Nacional D. Maria II. O resultado foi anunciado no dia 15, na sala Garrett do mesmo teatro localizado em Lisboa. O objectivo do novo galardão é reconhecer e promover talentos emergentes, com idades até 30 anos, nas áreas ligadas ao...