Eleições na Venezuela
O Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) promove amanhã, 18, na Casa do Alentejo, em Lisboa, uma sessão pública intitulada «Respeitar a vontade do povo venezuelano». Em debate estará, naturalmente, o resultado das eleições para a Assembleia Nacional da Venezuela, que decorreram no dia 6 de Dezembro.
Em nota divulgada na passada semana, o CPPC exigiu que o Governo português «rompa definitivamente com a política de ingerência dos EUA e da União Europeia sobre a Venezuela, abandone o seu apoio aos sectores golpistas (encabeçado por Juan Guaidó) e, de uma vez, reconheça as legítimas instituições» daquele país.
«Esta é a postura que respeita o espírito e a letra da Constituição da República Portuguesa e melhor serve os interesses da numerosa comunidade portuguesa residente naquele país sul-americano e os de todo o povo português», defende o Conselho para a Paz, reclamando ainda das autoridades portuguesas «que pugnem pelo levantamento imediato das sanções e do bloqueio imposto pelos EUA à Venezuela e pela devolução por parte do Novo Banco dos avultados recursos soberanos que tem ilegal e ilegitimamente cativos».