Mandatários Regionais

São já conhecidos diversos mandatários regionais da candidatura de João Ferreira a Presidente da República.

José António Pinto (Chalana), no Porto

José António Pinto (também conhecido por Chalana), de 54 anos, assistente social na Junta de Freguesia de Campanhã, é o mandatário distrital da candidatura de João Ferreira à Presidência da República. Licenciado em Serviço Social e mestre em Sociologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, José Pinto é também vereador na Câmara Municipal de Gondomar.

Distinguido, em 2013, com a medalha de ouro do prémio direitos humanos da Assembleia da República, a José Pinto também lhe é reconhecida uma destacada intervenção em contextos territoriais de exclusão e diversa actividade em projectos culturais com populações socialmente desfavorecidas.

Maria de Fátima Dias, em Portalegre

Maria de Fátima Semedo Dias, professora de 58 anos, representará a candidatura de João Ferreira no distrito de Portalegre. Licenciada em História, mestre em Ciências da Educação e especializada em Educação, Desenvolvimento Local e Mudança Social, iniciou a actividade docente em 1984 no ensino básico, contemplando o desempenho de diferentes cargos directivos e de coordenação pedagógica.

Formadora certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua e colaboradora da revista Nisa Viva, é também dirigente sindical e vereadora da CDU na Câmara Municipal de Nisa.

Ana Salgueiro, na Madeira

Ana Salgueiro, professora da Escola Secundária Francisco Franco, no Funchal, é a mandatária, na Madeira, da candidatura de João Ferreira. Doutoranda em Estudos de Cultura na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica, mestre em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa e licenciada em Estudos Portugueses pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Ana Salgueiro é, também, investigadora em diferentes centros de investigação.

Co-autora de vários livros, a mandatária também colabora regularmente com vários projectos culturais não académicos.

Anabela Baptista em Leiria

Em Leiria, a mandatária distrital da candidatura de João Ferreira é Anabela Baptista.

Licenciada em Direito e pós-graduada em Ciências Jurídico-Administrativas, tem 46 anos e mantém, no exercício da advocacia, uma estreita ligação às causas sindicais e a colaboração com várias estruturas sindicais.

Foi candidata, pela CDU, à Câmara Municipal de Leiria nas eleições de 2013 e 2017 e à Assembleia da República nas eleições legislativas de 2019.

Ainda integra o Núcleo de Leiria do Movimento Democrático de Mulheres e é activista ambiental.




 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: