«Catarina e a Beleza de Matar Fascistas» estreia em Guimarães
O Centro Cultural de Vila Flor, em Guimarães, acolheu, nos dias 19 e 20 de Setembro, a estreia mundial da nova peça de Tiago Rodrigues (Prémio Pessoa 2019): Catarina e a Beleza de Matar Fascistas. A digressão prossegue pela Europa até chegar ao Porto (TeCA, de 10 a 20 de Fevereiro de 2021) e a Lisboa (Teatro Nacional D. Maria II, de 7 a 25 de Abril de 2021).
«Esta família mata fascistas. É uma tradição com mais de 70 anos que cada membro da família sempre seguiu. Hoje, reúnem-se numa casa no campo, no Sul de Portugal, perto da aldeia de Baleizão. A mais jovem da família, Catarina, vai matar o seu primeiro fascista, raptado de propósito para o efeito. É um dia de festa, de beleza e de morte. No entanto, Catarina é incapaz de matar ou recusa-se a fazê-lo», lê-se na sinopse.
«Estala o conflito familiar, acompanhado de várias questões. O que é um fascista? Há lugar para a violência na luta por um mundo melhor? Podemos violar as regras da democracia para melhor a defender? Entretanto, surge por vezes o fantasma de uma outra Catarina, a ceifeira Catarina Eufémia que foi assassinada em 1954, em Baleizão, durante a ditadura fascista. Catarina Eufémia aparece durante a noite, enquanto a família dorme, para conversar com o fascista de 2020 que aguarda o seu destino», lê-seno texto.