Realizadora portuguesa premiada em Veneza
A realizadora portuguesa Ana Rocha de Sousa e o seu filme Listen, foram distinguidos, na 77.ª edição do Festival de Cinema de Veneza, um dos mais antigos festivais da sétima arte, com quatro prémios diferentes.
A longa-metragem da cineasta de 41 anos venceu no sábado, dia 12, duas grandes distinções. Um dos prémios atribuídos foi o Leão do Futuro – Luigi De Laurentiis, que lhe assegurou o valor de 84,4 mil euros. Ainda no mesmo dia, foi-lhe atribuído o Prémio Especial do Júri da secção «Horizontes».
No dia anterior, sexta-feira, 11, Ana de Sousa já tinha sido distinguida pelos prémios paralelos Bisato D’Oro, atribuído pela crítica independente, e o Sorriso Diverso Venezia.
A obra da autora nacional retrata o drama de uma família portuguesa emigrada no Reino Unido, a quem os serviços sociais lhe retiram os três filhos menores por suspeitas de maus tratos. A história é baseada em factos reais.
Até ao filme Listen, Ana Rocha de Sousa tinha já realizado as curtas-metragens, como Minha Alma and You, e Laundriness, que passaram por Cannes.