- Nº 2438 (2020/08/20)

Três produções e co-produções portuguesas distinguidas

Aconteceu

«Lá fora as laranjas estão a nascer», de Nevena Desivojevic, «A metamorfose dos pássaros», de Catarina Vasconcelos, e «Selvajaria» de Miguel Gomes foram premiados em três festivais internacionais de cinema diferentes.

O filme de Nevena Desivojevic uma co-produção entre o estúdio sérvio Rooster Studio e o estúdio português Terratreme Filmes, aborda uma história sobre a aldeia Vilda Chã em Trás-os-montes.

O documentário foi distinguido no Festival Internacional de Melbourne, na Austrália.

«A metamorfose dos pássaros», uma ficção documental de traços biográficos, venceu o prémio de Melhor Filme do festival DokuFest, no Kosovo.

Segundo a Agência Internacional do Cinema Português, a competição em causa é um dos mais importantes festivais de documentários da região dos Balcãs. O filme de Catarina Vasconcelos já foi seleccionado para mais de 25 festivais internacionais.

«Selvajaria» recebeu o prémio especial do júri no programa «The Films After Tomorrow» do Festival de Cinema de Locarno, na Suíça. Trata-se também de uma co-produção entre Portugal, França, Brasil, China e Grécia.

O projecto deste festival procurou apoiar projectos cinematográficos cujas gravações tiveram de ser interrompidas pela pandemia que atingiu o mundo.