Atribuído Prémio de Poesia Joaquim Pessoa 2020
O poema «Orfeu sem mim», do autor Dionísio Vila Maior, venceu o prémio de Poesia Joaquim Pessoa deste ano. O galardão é atribuído pela Câmara Municipal da Moita e pela Editora Edições Esgotadas.
A competição bienal que foi criada em 2015, no âmbito das comemorações dos 40 anos de actividade literária do poeta que lhe dá o nome, e que procura distinguir uma obra de poesia escrita em língua portuguesa, contou este ano com 340 candidatos oriundas de Portugal e de outros países como Espanha, Brasil, França, Itália, Angola, Moçambique, Cabo Verde e Inglaterra.
Segundo o júri da competição – que é composto por cinco professores universitários – a obra venceu por apresentar uma «sólida arquitectura» entre uma «confluência de mitos clássicos» e um «memorialismo autoral».
O prémio tem um valor de 5 mil euros e a obra vencedora será ainda publicada pela Editora Edições Esgotadas. A Câmara Municipal da Moita afirma que a competição vai de encontro a um do seus grandes objectivos: oferecer cada vez mais estímulos à produção, criação e difusão cultural, nomeadamente à criação literária.