FRASES

“Porque todos os critérios formais [de avaliação] cederão passo ao critério de não penalizar, ainda mais, todos os alunos coercivamente privados da escola e, particularmente, aqueles que, sem equipamentos necessários, ficaram impossibilitados de acompanhar as soluções de recurso.”

(Santana Castilho, Público, 8.7.20)

“O nosso [do Brasil] caldo de cultura é muito perigoso. As pessoas estão muito fragilizadas, muito empobrecidas, o país está em franca decadência. Chegou a lutar para ser a quinta economia do mundo e hoje luta para ser a 12.ª.”

(Felipe Santa Cruz, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil,

Público, 8.7.20)

“Portugal perde 600 milhões de receita de IRC para offshores. Os Países Baixos são o principal destino para as multinacionais transferirem lucros e pagarem menos.”

(Título e pós-título, Jornal de Notícias, 10.7.20)

“Se, portanto, um comunista não pode ser diretor de um museu da resistência ao fascismo suponho que também não o possa ser num museu no Tarrafal. E também nenhum judeu, nenhum comunista e nenhum cigano podem ser diretores de um museu sobre o Holocausto.”

(Pedro Tadeu, TSF, 13.7.20)

“Uma campanha que se insere nos tempos que vivemos, com o ascenso de forças fascizantes que, se pudessem, prenderiam os comunistas novamente no Aljube. O que é um elogio para estes: estão vivos e... incomodam!”

(Rui Sá, JN, 13.7.20)“

“Num regime democrático, a escola pública deve funcionar como nivelador social e a escolaridade obrigatória deve fornecer, a todos por igual, um acervo de conhecimentos, competências e atitudes que lhes confiram empoderamento, qualificação e acesso à cidadania.”

(Margarita Correia, DN, 13.7.20)

“Layoff e desemprego afectam 45% da população activa da Madeira. Um terço da população activa está em layoff e o desemprego subiu 10%. Com a pandemia, turismo parou e há mais de 61 mil pessoas em casa sem trabalhar. (…)“

(Título e pós-título, Público, 14.7.20)