Viver a Festa da fraternidade, da amizade e da camaradagem
REALIZAÇÃO A Festa do Avante! será, uma vez mais, ponto de encontro para a luta que continua e um momento de afirmação das propostas, projecto e ideais do PCP. Neste espaço ímpar, com 30 hectares, que cresce e se reinventa em cada uma das suas edições, não faltará a música, a gastronomia, as exposições políticas, o cinema, a ciência, o teatro, o desporto, os livros e os discos, a cultura.
Sinal de confiança e de combate ao clima de medo
Com a realização desta edição, o Partido afirma que está ao alcance de todos prosseguir com a necessária fruição da vida, respeitando os aspectos de saúde pública.
ENTRADAS E SAÍDAS:Na sexta-feira, de forma a evitar aglomeradose o cruzamento de fluxos, as portas da Quinta da Princesa e da Quinta do Cabo vão abrir às 16h00 e às 15h00, respectivamente, mantendo-se a abertura oficial às 19h00. A entrada da Medideira funcionará para cartões de serviço e serão criados novos canais de saída, mais alargados.
RECINTO: Com um total de 30 hectares, mais 10 mil metros quadrados, serão abertas áreas que nunca estiveram acessíveis aos visitantes da Festa.
ESPECTÁCULOS: Aos três palcos centrais de grande dimensão juntam-se o Avanteatro e o Cineavante!, todos eles descobertos e com uma área de plateia consideravelmente maior. O Palco 25 de Abril cresce mais seis mil metros quadrados e o Auditório 1.º de Maiocontará apenas com a cobertura, passando a ser um espaço ao ar livre com cerca de cinco mil metros quadrados. O terceiro palco, perto da Praça da Paz, aglutina a programação dos outros palcos. O Cineavante! passa a funcionar em modelo de «open air», junto à zona do lago, com cerca de 3300 metros quadrados. OAvanteatro terá a adaptação da programação para teatro de rua.
Em cada um destes espaços haverá a delimitação física das áreas, com a marcação de corredores e circuitos. Serão criadas equipas de «assistente de plateia».
ESPAÇO CENTRAL: O «coração político» da Festa do Avante!, onde também será reduzida substancialmente a construção de paredes e a densidade de construção, contará com duas exposições, uma intitulada «Confiança na luta para uma vida melhor» e a outra sobre as levadas da Madeira. Ambas contarão comcontrole de entrada e um circuito linear com entrada e saída.
OUTROS ESPAÇOS: O Espaço do Livro e do Disco deixará de funcionar numa tenda fechada, passando para uma ampla área de sombra.
Também o circuito da exposição do Espaço da Ciência, que tratará os 20 anos da ciência na Festa, foi reformulado, contando com corredores de oito metros e cumprindo a lógica do «sempre em frente». Às crianças serão disponibilizados conteúdos audiovisuais.
No Espaço do Desporto estarão presentes as modalidades cujas federações já se encontrem em funcionamento. Este ano, não se realiza a corrida e a caminhada da Festa!. Por seu lado, no Espaço Criança será aumentada a área e utilizados os equipamentos de acordo com os procedimentos que estiverem em vigor.
Serão valorizadas as expressões de animação de rua.
HIGIENE: No terreno existirão oito instalações sanitárias de grande dimensão, uma das quais exclusiva para crianças. Será garantida, em permanência, uma equipa de limpeza para cada instalação, nas quais será feita, em horário fixo, uma acção de limpeza e desinfecção mais profunda. Em permanência estará um dispositivo de bombeiros e umposto de saúde para a prestação de primeiros socorros.
ORGANIZAÇÕES REGIONAIS: Mantendo uma vasta oferta gastronómica, representativa das várias regiões, as ementas serão adaptadas de forma a reforçar o circuito «sempre em frente» e evitar ou reduzir o retorno de utensílios para dentro dos espaços de serviço e confecção. Será dada uma atenção redobrada às questões da higiene e segurança alimentar. Nas esplanadas, que serão alargadas para garantir a colocação de mesas e assentos com distanciamento, existirão equipas permanentes de higienização das mesas e assentos. Nas organizações terão lugar momentos de animação e iniciativas políticas.