Celebrações do centenário de Amália Rodrigues
As celebrações do centenário do nascimento de Amália Rodrigues, promovidas por várias identidades, começaram no primeiro dia deste mês. A Rainha do Fado nasceu a 23 de Julho de 1920.
O dia de ontem ficou marcado pelo concerto-tributo de cerca de 100 guitarristas, de distintas gerações, nos Paços do Concelho de Lisboa. O momento foi transmitido em directo nas redes sociais da Câmara Municipal de Lisboa, da Empresa municipal de Gestão dos Equipamentos e Animação Cultural, do Museu do Fado e será exibido pela RTP no próximo sábado.
No dia 23 de Julho, Camané e Mário Laginha revisitarão alguns dos temas mais emblemáticos da cantora no Museu do Fado. De 3 a 12 de Setembro acontecerá a Festa do Fado que contará com a actuação de mais de 100 artistas em sessões gravadas ou transmitidas em streaming.
Joel Pina, músico que acompanhou Amália durante mais de 30 anos, celebrou, em Fevereiro, 100 anos. A sua festa será entrelaçada com as comemorações do centenário de Amália.
O concerto «No Tempo das Cerejas» no Castelo de S. Jorge, o musical «100 Amália», o documentário televisivo «Fado», e muitas outras exposições, colóquios e concertos completam o conjunto de iniciativas que marcarão o próximo ano de celebrações.