«Dourar a pílula»
Em resposta à denúncia feita pela Comissão Concelhia de Cinfães do PCP, o presidente da Câmara Municipal considerou que o concelho dispõe de uma boa rede de transportes colectivos de passageiros. Ora, os comunistas acusam o autarca de «dourar a pílula, uma vez que, insistem, em localidades como Oliveira do Douro, Tendais, Ferreiros, Gralheira, Pias, Ervilhais, Casal, Nespereira ou Porto Antigo, não existem ligações directas à sede do concelho. E mesmo em Cinfães, o autocarro parte às 06h00 para o Porto, por Castelo de Paiva, e regressa às 17h15. E é só.
O Partido sublinha, ainda, que de acordo com a empresa privada prestadora do serviço, esta estaria disponível para retomar as carreiras existentes antes da pandemia. Contudo, prossegue a Transdev, alguns municípios optaram por reduzir a abrangência do transporte aos alunos do 11.º e 12.º ano, deixando a restante população sem qualquer oferta.
«Para que as populações voltem a ter os serviços de transportes que precisam é necessário que as autarquias canalizem as verbas para esse efeito, de acordo com o atual regime jurídico e com a orientação política transmitida pelo Governo», lembra-se ainda.