
O músico alemão Florian Schneider faleceu no dia 6, vítima de cancro, aos 73 anos. Um dos nomes mais importantes e influentes da música electrónica, Schneider fundou, em conjunto com Ralf Hutter, o grupo Kraftwerk em 1970.
Florian Schneider-Esleben nasceu em 1947 na Zona de Ocupação Francesa da Alemanha, perto do Lago Constança, mas mudou-se com os seus pais para Düsseldorf aos três anos. Na mesma cidade frequentaria um conservatório, onde acabaria por conhecer o colega Ralf Hutter. Antes da fundação dos Kraftwerk ainda tocariam no grupo Organization.
Kraftwerk foi um grupo pioneiro na música electrónica e inovador no uso de sintetizadores e de programações. Ao longo dos anos foram influenciando dezenas de artistas de vários outros géneros musicais.
O escritor e argumentista Pedro Goulão foi anunciado como o vencedor da 2.ª edição do Prémio Miguel Rovisco – Novos Textos Teatrais, atribuído pelo Teatro da Trindade/Inatel. Foi o texto Hora da visita que lhe granjeou a distinção.
Pedro Goulão nasceu em 1971, em Lisboa, e é o autor de vários documentários para televisão, textos para teatro, e de curtas-metragens e sketches para César Mourão, Jorge Mourato, Óscar Branco, entre outros. Em 2018, publicou um primeiro livro, intitulado A Palmeira, e trabalha agora numa obra infanto-juvenil com ilustrações de Tiago Galo.
O prémio atribuído consiste num montante de 2500 euros, uma edição do texto em livro e a representação da peça na temporada 2020/2021 no Teatro da Trindade.
Hora de visita é uma comédia dramática que explora a complexidade da relação entre um pai e uma filha.
O Observatório Europeu do Sul e um estudo publicado pela revista científica Astronomy & Astrophysics anunciaram, no dia 6, a descoberta do buraco negro mais próximo do Sistema Solar de que existe conhecimento.
A descoberta do buraco negro que se encontra a mil anos luz, aconteceu quando os cientistas seguiam duas estrelas através de um telescópio no observatório de La Silla, no Chile. Tratar-se-á de uma estrela em fim de vida, colapsada na forma de um buraco negro silencioso e invisível que faz parte do sistema baptizado HR 6819.
Na galáxia Via Láctea foram já descobertos cerca de duas dúzias de buracos negros, mas este é um dos primeiros descobertos que não anuncia a sua presença pela emissão de fortes raios-X.
Segundo Marianne Heida, uma das co-autores do artigo científico que dá conta do achado, o estudo deste buraco negro e do seu sistema poderão ajudar a aprender bastante sobre a formação e evolução das estrelas raras que acabam a sua vida como super-novas e que deixam no seu lugar os buracos negros.
O cantor norte-americano Little Richard faleceu aos 87 anos, no dia 9, vítima de um tumor ósseo. A lenda do Rock ‘n’ Roll revolucionou o mundo da música, nos anos 50 e inspirou gerações de músicos, de Mick Jagger a David Bowie e Paul Mcartney, entre muitos outros.
Richard Wayne Penniman nasceu em Macon, no estado da Geórgia, a 5 de Dezembro de 1932. Foi só quando começou a ganhar uma maior notoriedade musical que adoptou o seu nome artístico para Little Richard.
Em 1951, assinou o seu primeiro contrato com a editora de música RCA, com quem gravou vários álbuns. No entanto, com a sua voz profunda e com o seu estilo berrante, a sua fama construiu-se à volta das suas actuações em palco, consideradas extravagantes.
De dentro das várias músicas de sua autoria que se revelaram como verdadeiras inovações rítmicas, Tutti-Frutti e Good Golly Miss Molly são duas das mais célebres.
O álbum de estreia do projecto musical, composto pela cantora portuguesa Lina Rodrigues e o compositor e produtor musical espanhol Raül Refree, foi nomeado para os prémios franceses Victoires du Jazz, na categoria de Álbuns de Música do Mundo.
O álbum nomeado, com o título Lina_Raül Refree contém vários temas do reportório de Amália Rodrigues como Barco Negro, Foi Deus, Ave Maria Fadista, Medo ou Gaivota, mas desta feita com novos arranjos musicais do espanhol.