Ellis Marsalis e Wallace Roney, vítimas da pandemia
O trompetista norte-americano Wallace Roney faleceu no dia 31, em Nova Jérsia, com 59 anos. A causa da morte foi a doença COVID-19.
Wallace Roney, por vezes descrito como «músico prodígio», nasceu na cidade de Filadélfia em 1960. Aos seis anos começou a aprender trompete e aos 12 já se tinha tornado no mais novo instrumentista a tocar num ensemble da orquestra da sua cidade natal.
Trabalhou com músicos de renome como Miles David e actuou em Portugal pela ocasião de vários festivais de jazz.
O pianista de jazz Ellis Marsalis também se conta entre as várias vítimas da COVID-19. O músico histórico da cidade de Nova Orleães faleceu no dia 1.
Nascido em Novembro de 1934, Ellis Marsalis frequentou o ensino particular onde teve formação clássica de música. O apelo pela cena musical da sua cidade foi maior e acabou por começar a acompanhar as «big bands» locais ao som do seu saxofone. A opção pelo piano viria apenas mais tarde.
Para além de músico foi professor durante décadas, tendo leccionado no New Orleans Center for Creative Arts, da Universidade de Nova Orleães, e na Xavier University. Por ele passaram várias gerações de músicos proeminentes da cena do Jazz.