Está na hora de resolver carências
«O surto epidémico Covid-19 que o país e o mundo combatem veio revelar uma série de fragilidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS), resultantes de décadas de políticas de direita e de desinvestimento na Saúde, denunciadas e combatidas desde sempre pelo PCP», recorda a Comissão Concelhia de Aveiro do PCP, que considera que o Hospital Infante Dom Pedro é, neste aspeto, um exemplo, uma vez que acumula várias valências encerradas e grandes carências de profissionais de saúde.
Particularmente grave no actual contexto é «o encerramento temporário das urgências pediátricas no Hospital Infante Dom Pedro, causado pela infeccção de médicos deste serviço», alertam ainda os comunistas aveirenses, facto, notam, que obriga à deslocação das crianças da região para o Porto ou para Coimbra.
Acerca da degradação da resposta local do SNS pronunciou-se, igualmente, a Comissão Concelhia de Ovar, que neste momento lembra que o PCP se tem batido há anos «em defesa do Hospital Dr. Francisco Zagalo, exigindo a permanência das suas valências, a dignificação dos seus profissionais e a requalificação do bloco operatório».
O Partido sublinha, também, que na actual conjuntura revela-se acertada a reivindicação do Partido de reabertura imediata do pólo de Maceda da USF Laços, bem como da requalificação da USF Alpha, na Válega.