Faleceu Pedro Barroso
Pedro Barroso, o cantor, compositor, pintor, produtor, escritor e antifascista, faleceu com 70 anos na terça-feira, no hospital onde estava internado desde dia 8.
O cantor nasceu em Lisboa, em 28 de Novembro de 1950, numa família de Riachos, Torres Novas, terra onde sempre viveu e sempre considerou a sua terra natal. Iniciou a sua formação musical com nove anos na Fundação Musical das Crianças e prosseguiu-a como autodidacta. Na década 1980 volta a retomá-la com a pianista Maria Luísa Bruto da Costa.
Em 1964 estreia-se na rádio, na antiga Emissora Nacional, altura em que também começa a compor e a cantar. A nível musical só se estreia em 1969 no programa «Zip Zip». Em 1970 lança o primeiro de muitos discos.
Após o 25 de Abril de 1974 participa activamente nas Campanhas de Dinamização Cultural do MFA pelo País.
Entre a actividade académica, musical, artística e o activismo que desempenhou ao longo da sua carreira de 50 anos, deu concertos em 14 países diferentes; foi distinguido com o Troféu Karolinka do Festival Menschen und Meer (Pessoas e Mar), da República Democrática Alemã; foi homenageado em 2008 na Gala Vozes de Abril, organizada pela Associação 25 de Abril; recebeu a Medalha de Honra da Sociedade Portuguesa de Autores e participou ainda no álbum «100 anos do 1.º de Maio» lançado em 1986.