Alda Nogueira, um património de luta e resistência

A apresentação do livro Maria Alda Nogueira, da Resistência à Liberdade, da autoria de Maria Alice Samara, teve lugar no Palácio de São Bento no dia 5 de Março.

A sessão foi presidida pelo Presidente da Assembleia da República (AR), Eduardo Ferro Rodrigues, e contou com as intervenções da autora, de Cristina Nogueira, que apresentou a obra, do historiador Luís Farinha e de Fernanda Mateus, da Comissão Política do Comité Central do PCP. Jerónimo de Sousa, Domingos Abrantes e João Oliveira também marcaram presença, assim como os vice-presidentes da AR António Filipe e Edite Estrela, deputados, militantes do PCP e membros do MDM.

Maria Alda Nogueira nasceu em Alcântara (Lisboa) em 1923 e dedicou a sua vida à luta contra o fascismo, pela liberdade, a democracia e o socialismo. Entrou na Faculdade de Ciências aos 17 anos, participando nas lutas académicas de 1942 e 1943. Mais tarde filiou-se no PCP e, em 1949, entraria para a clandestinidade, onde desenvolveu grande parte da sua actividade na redacção do Avante!. Em 1957, no V Congresso, foi eleita membro suplente do Comité Central. Em 1959 foi presa, sendo libertada dez anos depois, em Dezembro de 1969. Após a sua saída, rapidamente voltou à militância, encontrando-se na Bélgica, sob o estatuto de refugiada política, aquando do 25 de Abril de 1974.

Foi deputada à Assembleia Constituinte e eleita para a Assembleia da República em 1976, onde permaneceu até 1986, exercendo durante 12 anos o cargo de vice-presidente do Grupo Parlamentar do PCP. Foi membro do Comité Central do PCP, presidente da Comissão Parlamentar da Condição Feminina de 1983 a 1985, integrando várias outras comissões.

Em 1988, foi condecorada com a Ordem da Liberdade pelo Presidente da República e, em 1987, recebeu a Distinção de Honra do MDM. Faleceu a 5 de Março de 1998.

Maria Alda Nogueira, António Dias Lourenço e Carlos Aboim Inglez são três deputados comunistas da Assembleia Constituinte que integram a lista de 11 monografias de constituintes que a Assembleia da República decidiu publicar.



Mais artigos de: Aconteceu

Carlos Silva vence concurso de fotografia macaense

O português Carlos Elísio Silva foi o vencedor da segunda edição do concurso Somos Imagens da Lusofonia, lançado em Dezembro de 2019 pela Somos! – Associação de Comunicação em Língua Portuguesa. A fotografia vencedora foi intitulada de Magusto à moda antiga e retrata a prática do «saltar a fogueira» enquanto se espera...

Nova espécie de crustáceo encontrada

Uma equipa de investigadores da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, descobriu uma nova espécie de crustáceo, entretanto baptizada como Eurythenes plasticus, devido à contaminação por plástico detectada em alguns dos exemplares. A nova espécie de anfípode, ordem de crustáceos, foi encontrada a 6900 metros de...

Faleceu o pianista McCoy Tyner

O pianista e compositor norte-americano Alfred McCoy Tyner, membro do histórico quarteto do saxofonista John Coltrane, morreu na passada sexta-feira, aos 81 anos. Permanece como um dos pianistas de jazz mais aclamados pela crítica. McCoy Tyner nasceu na Filadélfia, em 1938, onde iniciou a sua carreira musical. Foi em...