- Nº 2414 (2020/03/5)

Resolução do Comité Central sobre a realização do XXI Congresso do PCP

Em Foco


I

 

O Comité Central do PCP, reunido a 29 de Fevereiro e 1 de Março, decidiu o local da realização do XXI Congresso do PCP, que decorrerá nos dias 27, 28 e 29 de Novembro de 2020 no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures, sob o lema «Organizar, Lutar, Avançar – Democracia e Socialismo».

O Comité Central do PCP definiu ainda outros aspectos no quadro da preparação do Congresso, designadamente quanto à metodologia, faseamento e objectivos que garantam a mais ampla participação do colectivo partidário e apontou um conjunto de matérias centrais para o debate inicial relativo ao conteúdo das Teses – Projecto de Resolução Política.

 

II

 

O XXI Congresso do PCP realiza-se num quadro em que pesam as consequências da crise estrutural do capitalismo, numa situação nacional marcada pelo processo de restauração e recomposição monopolista, com crescente controlo do capital estrangeiro, interligado com o processo de integração capitalista da União Europeia, que comprometem a soberania nacional, a superação dos problemas estruturais, o desenvolvimento económico e o progresso social.

O Congresso tem lugar num quadro determinado pela manutenção por parte do actual Governo das opções que têm mantido o País submetido a imposições da União Europeia e do euro e subordinado aos interesses do capital monopolista, que mantém e reforça o controlo sobre áreas e sectores estratégicos da vida nacional.

No período que decorreu desde o XX Congresso, foi possível travar e reverter em vários aspectos a brutal ofensiva que o governo PSD/CDS prosseguira – na concretização e a pretexto do pacto de agressão subscrito por PS, PSD e CDS com o FMI, a UE e o BCE – e, igualmente, defender, repor e conquistar direitos. Mas não foi possível vencer e afastar as opções que em matérias estruturantes o Governo do PS manteve de vinculação à política de direita.

Valoriza-se o papel determinante da intervenção do PCP e da luta dos trabalhadores na nova fase da vida política nacional correspondente à legislatura anterior, em que se demonstrou que a valorização de direitos, salários e rendimentos é, ao contrário do que se quis incutir, factor de criação de emprego e crescimento económico. Ao mesmo tempo, provou-se que a resposta plena aos problemas nacionais é inseparável da ruptura com a política de direita e da adopção da política alternativa patriótica e de esquerda que o PCP defende e apresenta ao País e de um governo que a concretize.

O XXI Congresso é chamado a proceder a uma avaliação da situação do País e das perspectivas da sua evolução, nomeadamente face ao desenvolvimento do processo de integração capitalista europeu e da ofensiva do imperialismo no plano mundial, com as contradições inerentes ao próprio sistema capitalista.

O XXI Congresso é chamado a analisar, debater e definir as principais linhas de trabalho com vista ao reforço do Partido, à sua intervenção e iniciativa políticas, bem como às tarefas e direcções de trabalho que reforcem a sua ligação aos trabalhadores e ao povo, a sua influência política e social, o alargamento da convergência dos democratas e patriotas e a acção de solidariedade internacionalista.

A preparação e realização do XXI Congresso assume particular importância para a definição e concretização de medidas que reforcem a intervenção do Partido na defesa dos interesses dos trabalhadores e do povo, na luta pela ruptura com a política de direita e pela política alternativa, pela democracia avançada, o socialismo e o comunismo.

 

III

 

O Comité Central do PCP aponta um conjunto de matérias, questões e tópicos para debate nas organizações, com o objectivo de assegurar a mais larga contribuição dos membros do Partido com vista à definição dos elementos centrais a integrar na elaboração das Teses – Projecto de Resolução Política.

 

Tópicos para debate nas organizações

 

Situação internacional

 


Luta de massas, organizações unitárias, intervenção política e alternativa

 

Partido

 

IV

 

O Comité Central do PCP considera que o Programa e os Estatutos mantêm a sua actualidade e respondem às exigências actuais da intervenção do Partido.

 

V

 

O Comité Central do PCP, considerando a experiência na preparação de congressos anteriores, tendo em conta a importância do envolvimento do colectivo partidário, com a máxima participação de militantes, das organizações e organismos partidários, decide da planificação de três fases interligadas e complementares para a preparação e realização do XXI Congresso do PCP:

 

 

VI

 

O XXI Congresso do PCP realiza-se num quadro político nacional e internacional de particular exigência e complexidade. A sua preparação e realização deve integrar-se no trabalho geral do Partido, contribuir para o seu reforço, em particular nas empresas e locais de trabalho, para o reforço da unidade dos trabalhadores, para o alargamento da luta de massas e das várias classes e camadas sociais antimonopolistas, para a unidade e acção dos democratas e patriotas, para a afirmação do ideal e projecto comunistas.

 

O Comité Central do PCP apela às organizações, aos militantes do Partido e ao colectivo partidário para que, com a sua experiência, reflexão e opinião, contribuam para o êxito do XXI Congresso, para o fortalecimento do Partido e do trabalho para o desenvolvimento da acção e da luta, pelo alargamento da iniciativa, pela ruptura com a política de direita, por uma política patriótica e de esquerda, por uma «Democracia Avançada – Os Valores de Abril no Futuro de Portugal», pelo socialismo e o comunismo.