COMÍCIO Os 99 anos do PCP vão ser assinalados no próximo dia 6 de Março, no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa. O comício, onde intervirá Jerónimo de Sousa, marca o início das comemorações do centenário do Partido, justamente num local histórico para os comunistas portugueses.
O espaço, reconstruido em 1932 no Parque Eduardo VII e que teve, em 1984, o seu nome alterado, de Pavilhão dos Desportos para Pavilhão Carlos Lopes (em homenagem ao maratonista português, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, nesse mesmo ano), foi encerrado em 2003. Mas reabriu a 18 de Fevereiro de 2017, requalificado e pronto para acolher eventos de relevo.
Ora, aquele, sendo icónico para a cidade de Lisboa, não o é menos para os comunistas portugueses e para os seus aliados, que ali realizaram ao longo de décadas dezenas de iniciativas: encontros e conferências de diversa natureza, comícios de solidariedade internacionalista e de campanha eleitoral, comícios de comemoração do aniversário do Partido da classe operária e de todos os trabalhadores e até um Congresso.
Saídos da ditadura
Com efeito, foi no então Pavilhão dos Desportos que o PCP realizou o seu primeiro Congresso na legalidade, o VII (extraordinário). Estávamos a 20 de Outubro de 1974, os comunistas portugueses, vistos pelo nosso povo como os campeões da luta pelo derrubamento do fascismo, assumiam-se como a força mais coerente e sólida na consolidação da democracia e da liberdade, bem como a mais determinante nas conquistas e realizações revolucionárias que produziriam efeitos profundos na sociedade portuguesa.
Assinalar vida
dedicada à luta
Outro momento que vale a pena registar é a inauguração no Pavilhão dos Desportos da exposição alusiva aos 60 anos do PCP, mostra que ali esteve patente de 3 a 20 de Maio de 1981. Umas semanas antes, o Avante! garantia que, fruto da «imaginação, criatividade e trabalho dos comunistas e amigos do Partido», iria transformar o espaço numa «sala completamente diferente!». Assim foi, tendo milhares de pessoas por ali passado percorrendo a história de 60 anos do PCP.
Depois da exposição, e já como Pavilhão Carlos Lopes, o PCP continuou a marcar presença neste espaço com importantes iniciativas políticas em diversos momentos da vida do Partido. Se considerarmos apenas comícios de aniversário do Partido realizados naquele local nos últimos anos do século XX e nos primeiros do século XXI, ali decorreram as comemorações dos 73, 75, 76, 77, 78, 79 e 82 anos do PCP, cuja vida dedicada à emancipação social dos trabalhadores e ao projecto de construção de uma sociedade sem explorados nem exploradores – o Socialismo e o Comunismo, ali voltamos a festejar os 99 anos do PCP com os olhos postos no futuro.