Frases
“A ameaça [de Donald Trump] não foi aos sítios culturais iranianos. Foi à cultura.”
(Phillip Kennicott, Público, 8.1.20)
“Os acordos da ANMP [Associação Nacional de Municípios Portugueses] não salvaguardam os interesses dos municípios, negociou competências sem negociar valores. E, em 2021, a transferência será imposta.”
(Carlos Pinto de Sá, presidente da CM de Évora,
Jornal de Notícias, 10.1.20)
“O projecto de reforma do sistema de pensões em França inscreve-se, assim, na trajectória do cumprimento do desígnio ideológico do Estado neoliberal: organizar o seu próprio saque, por forma a entregar o respectivo espólio ao capitalismo financeirizado.”
(Cristina Semblano, Público, 10.1.20)
“Se algumas fortes tensões já ali existiam [no Médio Oriente], a invasão do Iraque, levada a cabo sob pretextos deliberadamente falsos, conduziu ao estilhaçar daquele país, com as consequências que se viram.”
(Francisco Seixas da Costa, Negócios, 10.1.20)
“Temos uma base aérea extraordinariamente cara lá [no Iraque]. Custou biliões de dólares a construir. Não vamos embora a não ser que nos devolvam o que ela custou.”
(Donald Trump, Revista Expresso, 11.1.20)
“O ensino até ao 25 de Abril exaltava os feitos dos portugueses, que eram valorizadas pelos atos civilizacionais em relação aos africanos, e essa nota não se dissipou.”
(Isabel Castro Henriques, Expresso, 11.1.20)
“Se na Holanda a gestão/manutenção das obras de defesa contra inundações tivesse a abordagem análoga à existente no rio Mondego, o que seria daquele território?”
(Carlos Matias Ramos, Público, 11.1.20)
“Menores migrantes detidos na Europa contra regras internacionais.”
(Título, Diário de Notícias, 11.1.20)
“Esse excedente deveria ser utilizado para melhorar muito o OE2020 na especialidade. Em particular, é fundamental assegurar aumentos, acima da taxa de inflação esperada, dos salários de todos os funcionários públicos e de todas as pensões de reforma.”
(Ricardo Cabral, Público, 13.1.20)