Luta intransigente pela remunicipalização da água e do saneamento em Mirandela

GESTÃO A universalidade do acesso à água só se garante em toda a sua plenitude com a exploração e gestão pública dos recursos hídricos e serviços de abastecimento e saneamento, defende a CDU.

A água é um bem essencial à vida

A tomada de posição da Coligação PCP-PEV surge dois dias depois da agregação dos Sistemas de Água e Saneamento dos Municípios que integram a Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes – Município de Mirandela através de delegação de competências na Empresa Intermunicipal Resíduos do Nordeste, a 21 de Dezembro.

«As actuais exigências de gestão e regras mais apertadas impostas pela legislação aplicável não tem em conta a dimensão, tipologia e recursos diferenciados dos municípios de menor dimensão, ao mesmo tempo que a política do Governo para o sector da água alicia e incentiva os municípios à criação de sistemas intermunicipais e multimunicipais, nomeadamente no acesso a fundos comunitários», aponta a CDU.

«Tais condições» – prosseguem comunistas e ecologistas de Mirandela – «configuram um desrespeito pela autonomia do Poder Local Democrático e chantagem sobre as autarquias, conhecendo-se as consequências de idêntico processo na alienação da captação e distribuição em alta às Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro» (actual Águas do Norte).

Como explica a Coligação, as «consequências imediatas» de tal alienação «impõe a perda de autonomia do município na definição de preços e tarifas» e «um aumento generalizado dos preços por via da “harmonização de tarifas”», para além de os estatutos da Resíduos Nordeste retirarem às assembleias municipais «instrumentos de fiscalização da sua actividade».

Intervir
Por tudo isto, a CDU vai lutar intransigentemente para «interromper o processo de alienação em curso de todo o património de abastecimento e saneamento à Resíduos do Nordeste», rejeitar «todo e qualquer processo de chantagem e aliciamento do Governo que promova e incentive a alienação do património de abastecimento de água e saneamento às populações» e manter «todas as competências da autarquia na gestão e exploração dos recursos hídricos e serviços de abastecimento e saneamento».

A Coligação pretende, também, salvaguardar os interesses de «todos os trabalhadores dos serviços municipais abrangidos, para que se mantenham os seus direitos, benefícios e regalias» e recuperar «a captação e distribuição da água em alta à empresa Águas do Norte e proceder à verticalização de todo o sistema de captação e distribuição nas responsabilidades do município».

 



Mais artigos de: Nacional

Obras na ES João de Barros sem fim à vista

EDUCAÇÃO A Câmara Municipal do Seixal (CMS) exige que o Governo adopte «medidas urgentes, excepcionais e necessárias» no sentido de concluir as obras da Escola Secundária (ES) João de Barros.

Água mais cara em Gondomar

No dia 27 de Dezembro, a maioria PS/Marco Martins, uma vez mais com o voto favorável de Valentim Loureiro, aprovou um novo aumento das tarifas de água para 2020, contrariando a própria Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), que recomendou uma «redução tarifária». A entidade reguladora do sector...

JCP candidata Mónica Mendonça ao CNJ

Mónica Mendonça, 22 anos, é a candidata pela JCP à direcção do Conselho Nacional da Juventude (CNJ). As eleições têm lugar no dia 12 de Janeiro. A jovem comunista tem participado activamente na vida do CNJ, em particular na Comissão de Saúde e Bem-estar e na Comissão do Ambiente. Como se destaca na candidatura, o...

América Latina em debate no Porto

O Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) promoveu, no dia 16 de Dezembro, no Clube dos Fenianos Portuenses, uma conferência intitulada «Os novos desafios para a Paz na América Latina». Em debate – moderado por Ilda Figueiredo, presidente do CPPC – estiveram os complexos obstáculos...

Santiago do Cacém apoia atletas do concelho

A Câmara Municipal de Santiago do Cacém atribuiu, no dia 26 de Dezembro, a verba total de cerca de cinco mil euros, repartidos por 11 atletas individuais do concelho, que desenvolvem um trabalho com grande relevância desportiva, ao nível do treino e da competição, e que se notabilizam pela sua participação em provas...