«A Cicatriz de Belém»
A nova obra do artista britânico conhecido como Bansky foi dada a conhecer na passada semana e intitula-se «A Cicatriz de Belém». O trabalho consiste num presépio exposto à porta do hotel «Walled-Off» na cidade palestiniana da Cisjordânia, no qual está também visível um muro perfurado por um obus.
O artista, Banksy, tornou-se irreverente após a realização de muitos dos seus trabalhos que se caracterizam por pinturas de rua, ou grafitos, espalhados pelo mundo com várias temáticas de contestação social.
A perfuração do obus no muro apresenta a forma de uma estrela, que é rodeada pela personagens habituais do presépio – a Virgem Maria, José, o menino Jesus e os animais. O muro com «A cicatriz de Belém» faz uma referência clara à barreira que começou a ser construída em 2002 pelo estado de Israel.
O director do hotel aberto pelo artista em 2017, Wissam Salsaa, referiu que o «muro simboliza a vergonha por todos os que apoiam o que se passa na nossa terra, todos os que apoiam a ocupação ilegal da Cisjordânia por Israel desde 1967».