Casa onde nasceu Hitler dá esquadra
Após anos de debate em relação ao futuro da casa que viu nascer o ditador nazi-fascista, Adolfo Hitler, o Governo austríaco anunciou a nova solução que visará a transformação do edifício numa esquadra da polícia local.
O edifício de três andares na vila de Braunau am Inn era, até há pouco menos de um mês, um problema que se vinha a arrastar para as autoridades austríacas. Mesmo depois de um longo processo judicial de expropriação do edifício, em 2017, que ditou o pagamento de uma soma de 810 mil euros à antiga dona, muitas foram as soluções desenhadas. Desde a demolição até à entrega da casa para instituições de caridade, muitas foram as críticas de políticos e de historiadores ou a falta de consenso que impediu qualquer solução.
Num período em que a peregrinação de neonazis ao local tem vindo a aumentar, o ministro do Interior austríaco acabou por anunciar que aquele «edifício nunca mais vai evocar a memória do fascismo», referindo-se à decisão de o transformar numa esquadra policial.
Em frente ao edifício, existe hoje uma placa onde se lê: «Pela Paz, a liberdade e a democracia. Nunca mais fascismo. Milhões de mortos advertem».