No Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que se assinala a 3 de Dezembro, a Confederação Nacional de Organismos de Deficientes (CNOD) afirma que esta é «uma data importante para todos os que lutam pelos direitos de quem tem algum tipo de deficiência», mas também de «luta para a conquista de direitos e a sua efectivação na vida».
«A sua celebração é particularmente importante neste momento da situação mundial, em que assistimos a retrocessos nos direitos e a violências que provocam deficiências», como as centenas de manifestantes que cegaram no Chile, refere a CNOD, frisando: «É tempo de dizer que só em paz se consegue viver de plenos direitos numa sociedade que se quer inclusiva».
Em nota de imprensa, a CNOD lembra, ainda, a realização, no dia 26 de Outubro, em Loures, do 13.º Congresso Nacional das Pessoas com Deficiência, onde estiveram presentes centenas de delegados e convidados.
«Foi um debate produtivo sobre a situação em que vivem os portugueses com deficiência, e as questões que dizem respeito à sua vida, sonhos e aspirações: educação, emprego, saúde, acessibilidades, cultura, desporto, direito à participação e à vida independente», destaca a Confederação.