Galiza paga certo

Pela primeira vez em mais de dez anos, os trabalhadores da Cervejaria Galiza, no Porto, receberam o salário na totalidade e não em prestações, realçou o Sindicato da Hotelaria do Norte, no dia 2.
Depois de terem impedido o fecho ilegal do restaurante, os trabalhadores acordaram com a entidade patronal que a gestão seria assumida por eles, através de uma comissão. A funcionar assim, desde 12 de Novembro, suscitando uma ampla onda de solidariedade e contando com o forte apoio do PCP, os trabalhadores conseguiram que a facturação subisse muito.
Assim, assinala o sindicato da Fesaht/CGTP-IN, em menos de um mês os trabalhadores já receberam o salário de Outubro, o subsídio de Natal de 2018 e, agora, o salário de Novembro. Também foram pagas dívidas de electricidade e gás.
Para amanhã, dia 6, está marcada uma nova reunião no Ministério do Trabalho, que deverá contribuir «para ser encontrada uma solução que garanta os postos de trabalho e a viabilização da empresa».



Mais artigos de: Breves Trabalhadores

Greve no Arquivo

«Lutamos e continuaremos a lutar por um edifício único e digno» do Arquivo Municipal de Lisboa, «que respeite os direitos e condições de trabalho dos seus profissionais, mas também o direito da população a serviços públicos de qualidade, respeitando a memória e a história de uma das capitais mais antigas e importantes da...

FNAM pós-congresso

«É altura de o Ministério da Saúde assumir a sua responsabilidade e responder às reivindicações», afirmou a 25 de Novembro a Federação Nacional dos Médicos (FNAM), num comunicado sobre a primeira reunião do seu Conselho Nacional, eleito no 12.º Congresso, a 19 e 20 de Outubro.

Protesto no Cometlis

Para «aumentar a demonstração do descontentamento» dos profissionais da PSP que desempenham funções no Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) e para reivindicar do comandante a discussão de um horário de trabalho de 8 horas por dia nos serviços de carácter operacional (patrulha apeada e auto), a ASPP/PSP convocou uma...

«Caderno de Aspirações»

A Associação Nacional de Sargentos divulgou na semana passada o «Caderno de Aspirações» destes militares. Elaborado pela ANS, teve um período de discussão e recolha de contributos e foi aprovado numa reunião de sargentos, a 23 de Novembro, no Entroncamento, na sequência de outras reuniões que decorreram por todo o País.

Comunicação social

A CGTP-IN realizou, no dia 28 de Novembro, em Lisboa, um encontro sindical que teve por objectivo «analisar a evolução dos órgãos de comunicação social, as novas práticas, tendências e comportamentos», «identificar as ferramentas e as técnicas que poderão fortalecer as relações entre as estruturas sindicais e a...