5.º aniversário do cante património
De quinta-feira, dia 22, até ontem, decorreu a 5.ª edição do Cante Fest, que a Câmara Municipal de Serpa promove anualmente para celebrar a elevação do cante alentejano a património cultural imaterial da Unesco (27 de Novembro de 2014).
O festival estendeu-se este ano por várias localidades do concelho, com «rotas do cante» no sábado, em A-do-Pinto, Pias, Serpa, Vale de Vargo, Vales Mortos, Vila Nova de São Bento e Vila Verde de Ficalho, envolvendo 11 grupos corais. No domingo, 14 grupos fizeram a «rota» do centro histórico da capital do concelho.
Em Lisboa, ao final da tarde de dia 22, o «Cancioneiro de Serpa» foi apresentado na Livraria Férin. Aqui actuou o Rancho Coral e Etnográfico de Vila Nova de São Bento, que à noite cantou na Casa do Alentejo.
Em Serpa, na Casa do Cante, o programa incluiu ainda a abertura da exposição «Descante» e a apresentação do Museu e Centro Interpretativo do Cante, um colóquio sobre cante, tradição e turismo, a apresentação do relatório do Plano de Salvaguarda do Cante e um debate sobre o que mudou nestes cinco anos. A cerimónia de comemoração foi marcada para ontem, dia 27, no Cine-teatro Municipal.