Solidariedade com o Povo Palestino
O Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e Pela Paz no Médio Oriente (MPPM) assinala a 28 de Novembro, quinta-feira, o Dia Internacional de Solidariedade com o Povo da Palestina com uma sessão pública, na Casa do Alentejo, em Lisboa, às 18h30. A iniciativa, moderada por Carlos Araújo Sequeira, presidente da Assembleia-geral do MPPM, conta com a intervenção de Nabil Abuznaid, embaixador da Palestina, José Goulão, jornalista, Solange Pereira, presidente nacional da Juventude Operária Católica, e Carlos Almeida, vice-presidente do MPPM.
Recorde-se que em 29 de Novembro de 1947, a Assembleia-geral das Nações Unidas adoptou a resolução 181 (II) que preconiza a partilha da Palestina em dois Estados – um judaico e um árabe – com um estatuto especial para Jerusalém, mas que jamais foi cumprido no que respeita à criação do Estado Palestiniano.
Por isso, em 1977, 30 anos depois, a Assembleia-geral da ONU adoptou a resolução 32/40b, que apelava à celebração do dia 29 de Novembro como o Dia Internacional de Solidariedade com o Povo da Palestina.
«Neste momento, em que está a ser vítima de mais uma brutal agressão israelita, o povo palestiniano precisa, como nunca, da nossa solidariedade. Junte-se a nós para fazermos saber a todo o mundo que o povo palestiniano não está só na sua luta!», apela o MPPM.