Centenário de Jorge de Sena
O poeta, ficcionista, dramaturgo e ensaísta português Jorge de Sena nasceu há cem anos, a 2 de Novembro de 1919. Formado em engenharia, é autor de uma vasta obra, vincadamente humanista com dezenas de títulos publicados, entre os quais de destacam Sinais de Fogo e 40 anos de servidão.
Em 1959, quando participava num colóquio internacional no Brasil, foi convidado para permanecer nesse país, que aceitou, iniciando aí um longo período de ausência de Portugal, que se prolongaria até ao seu falecimento, em 1978, com 58 anos. Permaneceu no Brasil por seis anos, sendo professor universitário e chegando inclusivamente a adquirir nacionalidade brasileira. Fixou-se em 1965 nos Estados Unidos da América, sendo nomeado dois anos depois catedrático do Departamento de Espanhol e Português da Universidade de Wisconsin. Passou ainda pela Universidade da Califórnia.
Entre os prémios e distinções que recebeu contam-se o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique, em 1977, por serviços prestados à comunidade portuguesa. Postumamente foi galardoado com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada. Em 1980, foi inaugurado o Jorge de Sena Center for Portuguese Studies, na Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara.
Em 2009, os restos mortais de Jorge de Sena foram trasladados da Califórnia para o Talhão dos Artistas do Cemitério dos Prazeres, em Lisboa.